Dani Moreno revela doença degenerativa: 'Dor da morte'
Sucesso recente em novelas da RecordTV, como "Gênesis" e "Amor Sem Igual", a atriz Dani Moreno, de 35 anos, revelou que luta há anos contra os efeitos da espondilite anquilosante, uma grave doença autoimune e degenerativa.
Tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões. Causa dor intensa em repouso, também conhecida como dor da morte
"Tenho desprazer em conhecê-la tão intimamente, EA. Você já dava sinais de que estava por aqui desde que eu era muito pequena. Inflamações e infecções diversas e repetidas; dificuldade em me sentir bem com alguns alimentos, especialmente o glúten; cansaço avassalador sem porquê nem pra quê; dores que me travavam o pescoço a ponto de colocar colar cervical aos 7 anos etc... Como saberíamos? Como imaginaríamos que o marcador HLA B27 passaria de vó para mãe e de mãe para filha?", detalhou, na sequência, no Instagram.
Segundo Dani, o fato de ter sido diagnosticada precocemente foi fundamental para que ela pudesse se antecipar e evitar alguns efeitos da doença a longo prazo.
"Ao menos ganhei tempo. Tenho a chance de prevenir sequelas graves que me limitariam numa idade mais avançada. A dor me acorda e ela só passa ao me exercitar. Eu sempre pedi pra ter um motivo para acordar cedo e me exercitar, mas acho que desejei meio errado", brincou, bem humorada.
"O próximo passo é tomar as injeções imunossupressoras. Elas custam mais de R$ 10 mil cada. Preciso de duas por mês. E quem vai me salvar? Ele mesmo, o SUS. Já que você tá aqui, EA, te tiro pra dançar conforme a minha música, porque eu não sou do tipo que se deixa dominar por absolutamente nada. Eu te proíbo de achar que me controla", disse a atriz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.