Topo

Rainha está pagando defesa de Andrew, acusado de abuso sexual, diz jornal

Rainha Elizabeth estaria pagando custos de defesa de Andrew, acusado de abuso sexual - Reprodução/Instagram
Rainha Elizabeth estaria pagando custos de defesa de Andrew, acusado de abuso sexual Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

02/10/2021 09h37

A rainha Elizabeth é quem está pagando os custos da batalha judicial que seu filho mais novo, Príncipe Andrew, enfrenta. Andrew é acusado de abusar sexualmente de uma garota de, à época, 17 anos.

De acordo com o Daily Telegraph, a monarca tem desembolsado milhões de libras de seu próprio patrimônio para vários advogados que cobram até US $ 2.000 por hora,

O duque de York foi dispensado de seus deveres reais pela rainha após as acusações de Virginia Giuffre, 38, de que ele a havia agredido sexualmente três vezes quando ela tinha 17 anos. Ela alega que foi forçada a ter relações sexuais com Andrew à época e afirma que ele sabia que ela era uma adolescente vítima de tráfico sexual.

O duque de York já está afastado da vida pública e das funções da realeza após uma entrevista dada à BBC em 2019 causar polêmica, em que ele fala sobre seu relacionamento com o criminoso sexual e financista Jeffrey Epstein, o responsável pelo círculo de tráfico sexual que Virginia Giuffre foi vítima.

A advogada alega que os abusos aconteceram três vezes entre 1999 e 2002 em Londres, Nova York e em uma ilha particular no Caribe que era uma propriedade de Epstein.

Em entrevista à BBC, Andrew afirmou que não tinha nenhuma lembrança dos ocorridos. "Não me lembro de alguma vez ter conhecido esta senhora, absolutamente nenhuma. Simplesmente nunca aconteceu", disse ele.

Giuffre entrou com um processo na segunda-feira em Nova York, Estados Unidos, citando a Lei das Vítimas de Infantis do estado, elaborada para responsabilizar os agressores pelo abuso sexual de crianças e menores de 18 anos no local. Em comunicado enviado à revista People, a advogada comentou o processo:

Conforme o processo é detalhado, fui traficada para ele e abusada sexualmente por ele. Estou responsabilizando o Príncipe Andrew pelo que ele fez comigo. Os poderosos e ricos não estão isentos de serem responsabilizados por suas ações. Espero que outras vítimas vejam que é possível não viver em silêncio e medo, mas para recuperar a própria vida falando e exigindo justiça. Virginia Louise Giuffre