Topo

Namorado de Johnny Massaro organizou beijaço gay quando papa veio ao Brasil

Johnny Massaro e o namorado, João Pedro Accioly - Reprodução/Instagram
Johnny Massaro e o namorado, João Pedro Accioly Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

20/10/2021 19h40Atualizada em 21/10/2021 09h28

Johnny Massaro tornou público o relacionamento com o amigo de infância João Pedro Accioly. O ator, de 29 anos, não costuma dar muitos detalhes de sua vida amorosa ou sexual.

Os dois, que se conhecem há longa data, estão namorando há 8 meses. O advogado e professor de direito constitucional causou polêmica ao organizar um "beijaço" LGBT durante a visita do papa Francisco ao Brasil em 2013.

Beijaço

João Pedr Accioly, namorado de Johnny Massaro, organizou um beijaço LGBT durante visita do Papa Francisco - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
João Pedr Accioly, namorado de Johnny Massaro, organizou um beijaço LGBT durante visita do Papa Francisco
Imagem: Reprodução/Facebook

O ato que aconteceu no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em julho de 2013 teve como objetivo questionar a influência católica no Estado. Os manifestantes afirmavam que questões como a legalização do aborto e os direitos da população LGBT eram pouco discutidas por pressão dos setores conservadores.

João Pedro, na época com 19 anos, organizou o ato e escreveu em publicação no Facebook que a luta era "simbólica e pedagógica".

"Em uma sociedade na qual um beijo provoca repúdio e revolta, faz-se imprescindível repensar os valores sobre os quais esta se fundamenta. [...] A luta é simbólica e pedagógica, precisamos superar o conservadorismo que gera sofrimento e mortes cotidianamente", publicou.

Prisão em visita de Barack Obama

Segundo reportagem da "Folha", em 2011, João Pedro chegou a ficar três dias preso após participar de um protesto contra a visita de Barack Obama, então presidente dos Estados Unidos, ao Brasil.

A manifestação terminou com a explosão de um coquetel molotov lançado em direção a policiais militares.

Carreira acadêmica

João Pedro se formou em direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2013. Tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em direito público na mesma Universidade. Ele é professor substituto de Direito Constitucional e Administrativo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também leciona cursos de pós-graduação e especialização.

Autor de muitos artigos, João Pedro Accioly publicou o livro "Arbitragem em Conflitos com a Administração Pública" em 2019. A publicação analisa como diversos sistemas jurídicos tratam a participação de entes e entidades administrativas em procedimentos arbitrais.

Apesar de ter focado mais na carreira nos últimos tempos, o advogado continua se posicionando politicamente nas redes sociais.