Topo

Seria ótimo vê-los, mesmo que no tribunal, diz pai de Meghan

Meghan, a duquesa de Sussex, e seu pai, Thomas Markle - Getty Images/Reprodução
Meghan, a duquesa de Sussex, e seu pai, Thomas Markle Imagem: Getty Images/Reprodução

Guy Faulconbridge e Elizabeth Howcroft

Em Londres

27/01/2020 10h12

O pai de Meghan Markle, Thomas, disse nesta segunda-feira que está preparado para enfrentar a filha no tribunal e que ela e seu marido, príncipe Harry, haviam magoado a rainha Elizabeth ao se afastarem abruptamente de suas tarefas da realeza.

O casal chegou a um acordo com a monarca neste mês para não trabalharem mais como membros da família real após anunciarem que gostariam de um "novo papel progressivo" em busca de independência financeira.

"Eu acho que eles magoaram a rainha, acho que magoaram a realeza, e isso simplesmente não funciona", disse Thomas Markle ao programa "Good Morning Britain". "Estou um pouco envergonhado por eles e sentindo muita pena pela rainha".

"O afastamento da realeza vai causar outros problemas".

Harry falou de sua tristeza por ter sido forçado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a rainha, dizendo que não havia outra opção se ele e sua esposa procurassem um futuro independente, longe da sufocante intrusão da mídia.

Sob o acordo, Harry continuará sendo príncipe e o casal manterá seus títulos de duque e duquesa de Sussex quando começarem uma nova vida dividida entre o Reino Unido e a América do Norte, onde passarão a maior parte do tempo.

"Essa decisão de romper com a realeza é muito confusa, acho que ninguém entende ou pode descobrir como isso aconteceu ou por que aconteceu — não faz sentido", disse o pai de Meghan.

Ele, que mora no México, deu várias entrevistas na TV nas quais criticou sua filha, dizendo que ir a público era o único modo de se comunicar com ela.

Meghan não comentou publicamente a situação com o pai, mas amigos dela disseram à People Magazine no ano passado que ele não havia tentado entrar em contato com a filha, que ficou arrasada com suas ações.

No entanto, Markle pode enfrentar Meghan no tribunal. Ela está processando o jornal The Mail on Sunday devido à publicação de uma carta particular que ela enviou ao pai, violando direitos autorais e direitos humanos. O tablóide pretende usar suas evidências na batalha legal.

"Se for encontrá-los em um tribunal, isso é ótimo — pelo menos eu finalmente os vejo, mas não quero enfrentar ou ter uma batalha com eles", disse Markle, acrescentando que havia pedido ao jornal que publicasse a carta.

Harry acusou os tablóides de intimidarem sua esposa, comparando o tratamento ao que sua mãe, a princesa Diana, sofreu. Os apoiadores do casal alegam que uma cobertura negativa foi alimentada pelo racismo.

No entanto, Markle disse que não achava que Meghan tivesse enfrentado cobertura racista da mídia: "Eu não concordo".