20 vezes BBB

Antes da 20ª edição, que tal dar aquela espiadinha nos momentos e nos personagens mais marcantes do reality?

Renata Nogueira Do UOL, em São Paulo

18 anos, 20 edições

O Big Brother Brasil chega neste ano à sua vigésima edição. O programa, que consolidou o formato de reality show no Brasil, atinge também a maioridade em 2020. São 18 anos de história. A Globo colocou o BBB no ar pela primeira vez em 2002, com duas edições seguidas naquele ano.

Desde 2003, o BBB virou um formato anual, alinhando o número de sua edição com o ano de exibição. Participar do reality é o sonho de muitos anônimos e até de personalidades conhecidas. Alguns se sentem atraídos pela fama, outros, pelo prêmio —que evoluiu de R$ 500 mil para os atuais R$ 1,5 milhão.

Boninho, diretor da atração desde o início, já confirmou que o programa deste ano terá convidados. É também nesta edição, que promete ser histórica, que o público pode ver pela primeira vez um participante nascido junto com o programa. Como o regulamento exige idade mínima de 18 anos para entrar na casa, é possível que haja competidores nascidos em 2002 nesta vigésima edição do reality.

Enquanto a Globo não divulga os novos rostos que vão agitar a casa mais vigiada do Brasil a partir do dia 21, relembre os participantes que marcaram a história do BBB e alguns momentos inesquecíveis.

Estou votando por afinidade

A frase mais dita nos confessionários do BBB

Jaq Joner/TV Globo
Renato Rocha Miranda/TV Globo Renato Rocha Miranda/TV Globo

Crias do BBB

Maisa Silva ficou chocada quando recebeu Sabrina Sato em seu programa no SBT e descobriu que a apresentadora surgiu no BBB 3, e não no Pânico. Meses antes, ela já havia experimentado a mesma sensação ao entrevistar Pedro Bial e descobrir que o ex-deputado Jean Wyllys foi o campeão da quinta edição do reality.

Nascida junto com o BBB, em 2002, ela não tinha a lembrança dessas edições do programa.

A quinta edição do reality ainda teve Grazi Massafera no elenco, que, na época, era mais conhecida como Miss Paraná. Com seu jeito doce, ela foi finalista do programa ao lado de Jean. Hoje, faz parte do elenco A da Rede Globo e está no ar na novela Bom Sucesso.

Outro que fez sucesso no reality foi Kleber Bambam, que venceu a primeira edição do BBB e hoje é dono de um canal fitness com mais de 1 milhão de inscritos no YouTube. Já Juliana Alves, atriz de novelas como Sol Nascente, Ti Ti Ti e O Tempo Não Para, começou na Globo como participante do BBB 3.

O Brasil está vendo

É sempre bom lembrar das câmeras

Os vilões

  • Tina (BBB 2)

    Era apenas a segunda edição do programa, mas a paulista Tina perdeu a cabeça e armou um dos maiores barracos da história do BBB, batendo panelas pela casa. Em represália, os colegas jogaram as roupas dela na piscina.

    Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo
  • Marcelo Dourado (BBB 4)

    O bad boy gaúcho entrou em 2004 no BBB e só durou até metade do programa. Mais amadurecido, voltou em 2010, mas não deixou de ser polêmico. Suas declarações homofóbicas naquela edição renderam comentários até fora do país, mas, mesmo assim, o lutador saiu campeão na segunda participação.

    Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo
  • Doutor Gê (BBB 5)

    Quem viu a quinta edição do reality provavelmente nunca mais ouviu a música Yeah!, de Usher, da mesma forma. O refrão transformado em "Gê, Gê, Gê" virou tema de um dos maiores estrategistas do reality: o médico Rogério Padovan. Ele assumiu a liderança da "turma do mal" na edição que foi vencida por Jean Wyllys e saiu eliminado com 92% dos votos.

    Imagem: TV Globo/Renato Rocha Miranda
  • Ana Paula Renault (BBB 16)

    "Olha ela!" Ana Paula Renault perturbou geral com seu bordão dentro da casa e --não bastasse isso-- saiu da 16ª edição expulsa por dar um tapa na cara de Renan. Apesar da rejeição dentro da casa, ganhou muito seguidores na redes sociais e acabou até participando de A Fazenda (Record) dois anos depois.

    Imagem: Reprodução
  • Marcos Harter (BBB 17)

    Outro médico vilão. Marcos Harter foi expulso do BBB acusado de agredir fisicamente e psicologicamente a sister Emilly, com quem mantinha um relacionamento dentro da casa. Emilly acabou campeã daquela edição, e Marcos foi vice-campeão de A Fazenda: Nova Chance no mesmo ano.

    Imagem: Reprodução/Diário24h
  • Alberto Caubói (BBB 7)

    Apelidado de caubói pelo modo de se vestir, o rapaz virou vilão depois de se declarar inimigo de um dos personagens mais queridos da sétima edição: Diego Alemão, que acabou vencendo a competição. Alberto desagradou o público por causa de sua estratégia de jogo e também pela influência sobre outros personagens, que se viraram contra a turma do bem da casa.

    Imagem: Reprodução
  • Fernando Medeiros (BBB 15)

    Um triângulo amoroso fez com que Fernando virasse uma das figuras mais odiadas da 15ª edição. Ele, que ficou com Aline Gotschalg na casa, acabou conquistando e iludindo a morena Amanda depois que a loira foi eliminada da competição. Após sair do reality, ele reatou com Aline, com quem teve um filho.

    Imagem: Reprodução/TV Globo
  • Marcelo Arantes (BBB 8)

    O psiquiatra mineiro foi o responsável por boa parte das tretas da oitava edição do reality e acabou deixando a casa com 71% de votos. Por seu conhecimento técnico, tinha a mania de rotular os colegas dentro da casa mais vigiada do Brasil, o que acabava irritando os outros participantes ainda mais.

    Imagem: Divulgação/TV Globo
  • Marco Marcon (BBB 15)

    O teológo entrou na casa depois de uma desistência, chegando com informações privilegiadas, já que não enfrentou o mesmo confinamento que os colegas. Fez um barraco na casa após pegar o castigo do monstro pela segunda semana consecutiva e, manipulador, acabou eliminado na terceira semana do programa.

    Imagem: Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
  • Angela Munhoz (BBB 14)

    A advogada paulista ganhou o apelido de "cobrângela" por seu veneno e, mesmo assim, saiu vice-campeã da 14ª edição do BBB. Isso porque usou de todas as estratégias para fugir do paredão, inclusive engatar um romance fake dentro da casa com Marcelo Zegonel depois de saber da torcida do público pelo casal. Também brigou com Aline Dahlen e não reatou a amizade.

    Imagem: Frederico Rozario/Globo

Fogo no parquinho

Tiago Leifert, ao falar das brigas

Os bebês do BBB

  • Analy e Alan Pierre (BBB 7)

    O casal surgiu depois de Mariana Felício e Daniel Saullo, mas foram os responsáveis pelo primeiro bebê do BBB. Theo (na foto com o pai) nasceu em setembro 2008, um ano e meio após o fim daquela edição do reality, e hoje é o primogênito entre os filhos gerados por casais do reality, com 11 anos completos. Um dos casais mais discretos formados na casa, Analy e Alan Pierre terminaram o relacionamento em 2013, mas mantêm uma boa relação unidos pelo filho.

    Imagem: Reprodução/Instagram
  • Mariana Felício e Daniel Saullo (BBB 6)

    O casal de modelos foi formado em 2006, na sexta edição do programa. Dentro da casa, Mariana ainda sofreu ao ver Daniel se envolver com Roberta Porthela. Mas o amor falou mais alto. Mariana Felício e Daniel Saullo se casaram em 2014, após oito anos de união, e são responsáveis pelo maior número de bebês do BBB. São quatro: Anita, Antônio, e os gêmeos José e João.

    Imagem: Reprodução/Instagram
  • Adriana e Rodrigão (BBB 11)

    Adriana entrou na casa comprometida e tentou muito não se entregar a Rodrigão. Mas o desejo falou mais alto, e o casal formado no BBB 11 continua junto até hoje. Os dois se casaram de maneira discreta em 2015, em uma praia no Caribe, e tiveram dois filhos: o primogênito, Rodriguinho, e a menina, Linda. Hoje eles trabalham juntos como palestrantes e coaches de autoajuda. Adriana é autora do bestseller Nunca Foi Sorte.

    Imagem: Reprodução/Instagram
  • Aline e Fernando (BBB 15)

    Aline e Fernando tiveram a relação estremecida ainda durante a época do BBB, já que o carioca se envolveu também com Amanda Djehdian dentro da casa. Passado o reality, ele e Aline reataram, e logo a sister anunciou que estava grávida. Eles se casaram meses depois, e o bebê Lucca hoje já tem três anos.

    Imagem: Reprodução/Instagram

Do BBB para A Fazenda

  • Hariany

    BBB 19 e A Fazenda 11 (2019)

    Imagem: Reprodução/RecordTV
  • Marcos Harter

    BBB 17 e A Fazenda 9 (2017)

    Imagem: Divulgação
  • Ana Paula Renault

    BBB 16 e A Fazenda 10 (2018)

    Imagem: Reprodução/RecordTV
  • Matheus Lisboa

    BBB 16 e A Fazenda 9 (2017)

    Imagem: Reprodução/Instagram
  • Diego Grossi

    BBB 14 e A Fazenda 11 (2019)

    Imagem: Reprodução/PlayPlus
  • Monique Amin

    BBB 12 e A Fazenda 9 (2017)

    Imagem: Frederico Rozário/TV Globo
  • Flávia Vianna

    BBB 7 e A Fazenda 9 (2017)

    Imagem: Reprodução/Instagram

Vem ser feliz aqui fora

Pedro Bial em dias de eliminação

Curtiu? Compartilhe.

Topo