Topo

"Ainda não entendi direito o que é fazer uma novela", diz Cao Hamburger

1°.dez.2016 - No painel Nostalgia, o diretor Cao Hamburguer (dir.) relembra a série "Castelo Rá-Tim-Bum" - Renata Nogueira/UOL
1°.dez.2016 - No painel Nostalgia, o diretor Cao Hamburguer (dir.) relembra a série "Castelo Rá-Tim-Bum" Imagem: Renata Nogueira/UOL

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

01/12/2016 16h20

Cao Hamburger, nome por trás de sucessos como "Castelo Rá-Tim-Bum" (TV Cultura) e "Disney Club" (SBT), falou nesta quinta-feira (1º) durante a Comic Con Experience, em São Paulo, sobre seu mais novo desafio, a 25ª temporada da novela adolescente "Malhação". A nova temporada, aliás, já tem data de estreia: 24 de abril de 2017, exatos 22 anos depois de a primeira ir ao ar, em 1995.

“Já temos 40 capítulos prontos. Eu ainda não entendi direito o que é fazer uma novela, mas estou aprendendo", confessou Cao, que participou do painel do evento cultura pop ao lado do ator Luciano Amaral e do diretor-geral de Malhação, Paulo Silvestrini. Para ele, estar à frente da mais longeva novela da TV Globo é muito mais uma oportunidade do que um desafio.

"Tem outros públicos que a gente gostaria de se relacionar e a gente não se relaciona ainda. A 'Malhação', que desde o início foi pensada mais como formato do que como conteúdo, a gente está pensando para o ano que vem modificações profundas. Pela primeira vez se passará em São Paulo e isso foi feito para também contemplar outras tribos”, explicou o diretor-geral.

“Pensar televisão atualmente é pensar em várias telas. Quem está pensando em só uma tela está pensando errado. Estamos levando um baile há pelo menos dez anos. É um momento de incertezas, mas eu adoro, porque você tem a chance e a possibilidade de inventar maneiras de produzir e é isso que vamos fazer em Malhação", concluiu Cao Hamburger, que se mostrou bastante entusiasmado com o novo projeto.

"Castelo Rá-Tim-Bum"

Com o clima de nostalgia tomando conta do primeiro dia de Comic Con, o assunto "Castelo-Rá-Tim-Bum" não poderia ficar de fora. Luciano Amaral, que interpretou Pedro no programa infantil que foi ao ar de 1994 a 1997, conta que até hoje é abordado na rua e acionado por fãs no Facebook. Muitos deles, comparam a história do castelo no meio de São Paulo com a história de Harry Potter, universo posterior ao programa da TV Cultura.

Cao Hamburger tentou explicar a comparação com formatos que viram depois do "Castelo", programa que ele nem considera o melhor, mas o de maior sucesso da TV Cultura.

"Eu acho que a gente conseguiu captar o momento que o mundo estava passando, o começo da revolução digital. Não tinha computador, celular, mas a gente já sabia que algo ia acontecer naquele momento. A ideia das janelas [em outras plataformas] já estava presente naquela estrutura, com os diversos quadros dentro do programa. Era o prenúncio da grande revolução digital que estamos vivendo agora e captamos sem querer”, disse o criador.

Cao Hamburger, Luciano Amaral e Paulo Silvestrini subiram ao palco do auditório secundário da Comic Con Experience logo após Andrea Sorvetão, o cantor Conrado, o lutador Michel Serdan e o ator Roberto Berttini, o Dengue do “Xou da Xuxa”. Os ídolos dos anos 80 que protagonizaram um curta-metragem de divulgação do evento. Antes, Renato Aragão, homenageado deste ano, levou o público ao delírio no auditório principal durante a abertura da feira de entretenimento.