Topo

Milton Gonçalves chora a morte de Ruth de Souza: "Ela sempre foi uma dama"

O último encontro de Milton Gonçalves e Ruth de Souza, no lançamento da biografia do ator, no Rio - Jan Sen/Portal Universo Artístico
O último encontro de Milton Gonçalves e Ruth de Souza, no lançamento da biografia do ator, no Rio Imagem: Jan Sen/Portal Universo Artístico

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

28/07/2019 17h42

Milton Gonçalves, parceiro de Ruth de Souza em O Bem-Amado (1973), Sinhá Moça (1986 e 2006), Mandala (1987), De Corpo e Alma (1992) e tantas outras produções, lamentou hoje a morte da atriz, que tinha 98 anos. Por telefone, o ator contou ao UOL sobre as lembranças que guardará da amiga e chorou ao recordar o último encontro deles, que aconteceu há nove dias no lançamento da biografia dele, no Rio.

"Há uma semana e meia estávamos lá com um grupo, conversando. Eu sei que a vida é assim, hoje ou amanhã Deus nos chama. Mas nada nos impede de sentir uma tristeza muito grande quando as pessoas vão embora e a gente fica sem a presença física delas", lamentou Milton, reconhecendo o esforço da atriz para estar com ele naquele momento. "Era muito raro ela sair até por uma questão de [dificuldade de] caminhar, mas ela estava lá."

Mesmo tendo dividido tantos trabalhos com Ruth de Souza na televisão, é a postura da atriz o que mais impressionava o ator e diretor de 85 anos.

"A grande lembrança que eu tenho da Ruth é da sua postura de uma dama de primeira categoria. Quando eu falo categoria, não é ser melhor, mas sim de uma pessoa elegante, gentil, estudiosa", elogia.

"Eu sou um brasileiro, eu tenho as minhas questões raciais, mas eu não falo isso com ódio. E a Ruth era uma pessoa elegantíssima, uma dama que honrava muito essa nossa luta para ser respeitado. Ela era uma dessas damas, uma das grandes atrizes brasileiras, ela era igual."

Ruth de Souza e Milton Gonçalves - Divulgação - Divulgação
Os atores Ruth de Souza e Milton Gonçalves em cena da novela O Bem Amado (1973), de Dias Gomes
Imagem: Divulgação

Na postura de diretor, Milton Gonçalves faz um mea-culpa por Ruth de Souza não ter realizado tantos papéis que fugissem dos estereótipos sociais da mulher negra, como escravas e empregadas domésticas. "E é uma pena que de repente não tenha realizado na sua vida profissional - e aí é minha responsabilidade também - um pouco mais do que ela gostava", admite.

Como ator, Milton lamenta o vazio deixado pela partida da amiga. "Perdemos uma companheira maravilhosa naquilo que nós, em um certo sentido, lutamos constantemente. Sem racismo, sem preconceito, sem nada, apenas como cidadãos e cidadãs. Uma atriz que como outros companheiros brasileiros negros e eu sempre lutamos muito por nossa dignidade, por nosso respeito."

Ela sempre foi uma dama Milton Gonçalves sobre Ruth de Souza

Pessoalmente, a partida mexe não só com Milton, como com toda sua família. "Primeiro nós perdemos uma atriz maravilhosa. Depois perdemos uma dama educadíssima, generosa. E também perdemos uma amiga, que meus filhos adoravam."

"Eu estou muito triste porque hoje ou amanhã a gente está indo embora também. E para aqueles que ficam é muito dolorido. O que eu posso falar, meu Deus do céu, é uma pena. Há uma semana, uma semana e pouco atrás estávamos nós todos conversando. Mas aí chega o momento que Deus nos chama e a gente tem que ir lá responder."

Milton Gonçalves garante que estará presente no velório da atriz, que acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. "Faço questão de participar, porque ela faria o mesmo se tivesse sido comigo."

Errata: este conteúdo foi atualizado
O título de uma versão anterior deste texto afirmava incorretamente o sobrenome da atriz Ruth de Souza como Gonçalves, e não de Souza. O erro, reproduzido pela home-page, já foi corrigido.