Topo

Morre cartunista Nani, roteirista de Chico Anysio, vítima da covid-19

Cartunista Nani morreu vítima da covid-19 - Reprodução/YouTube
Cartunista Nani morreu vítima da covid-19 Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

08/10/2021 12h06Atualizada em 08/10/2021 20h01

Morreu hoje o cartunista Ernani Diniz Lucas, o Nani, conhecido por ter criado a tirinha "Vereda Tropical" e por roteirizar programas do humorista Chico Anysio. Segundo os filhos de Nani, Juliano e Danilo, o pai morreu em razão da covid-19.

Segundo informações do "Bom Dia Brasil" da TV Globo, Nani estava internado em Belo Horizonte desde a semana passada. Ele era natural da cidade mineira de Esmeraldas.

Danilo afirma que o pai recebeu as duas doses da vacina, mas não resistiu hoje pela manhã. Nani era do grupo de risco pela idade e por ter passado por transplantes de fígado ao longo da vida — foram três.

Um mundo mais triste. Meu pai não resistiu ao covid [sic] e faleceu hoje pela manhã. Uma pessoa que levava alegria a tantas pessoas ser levada por descaso de governantes é muito revoltante. Ele estava vacinado com as duas doses desde março mas não teve jeito. Em um país sério ele estaria mais protegido. Danilo Lucas

Um estudo da Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia da USP (Universidade de São Paulo) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista), mostra que pessoas completamente vacinadas representaram somente 3,68% das mortes por covid-19 que ocorreram no Brasil entre 28 de fevereiro e 27 de julho.

Segundo a pesquisa, entre os imunizados, os idosos com mais de 70 anos são as principais vítimas, diz a pesquisa: dos 9.878 mortos completamente vacinados, 8.734 tinham mais de 70 anos.

Casos assim são esperados, mas pouco comuns, segundo VivaBem. Eles podem acontecer independentemente da marca do imunizante que a pessoa recebeu e não significam que as vacinas não funcionam.

Danilo ainda criticou a gestão federal pela falta de controle da pandemia de coronavírus no Brasil, que se aproxima da marca de 600 mil mortos pela doença.

Te amo pai, descanse em paz, seguimos na luta por você e os que resistem. Eu já estava revoltado com esse governo de assassinos por amor ao país e agora é pessoal. Cuidem de seus familiares e cuidado em quem você vota, pode estar elegendo alguém que quer que você morra também. Danilo Lucas

Juliano Lucas também lamentou a morte do pai através das redes sociais.

Ele afirma que eles "levarão o legado" de Nani adiante.

Meu pai deixou esse planeta hoje para alegrar o céu com seus causos e piadas. O COVID [sic] leva mais um. Ele deixa a lição que o humor vence tudo. Amo você meu pai. Levaremos a diante a missão de fazer rir e alegrar a vida de todos a nossa volta. Juliano Lucas

Juliano anunciou há uma semana o lançamento do novo livro infantil do pai, "Tem Outra Palavra na Palavra".

Na década de 1980, Nani criou a tira "Vereda Tropical",veiculada em diversos jornais do país, satirizando a questão política da época, marcada pelo fim da ditadura e a retomada democrática.

Ele ainda chegou a trabalhar na TV Globo como roteirista de Chico Anysio em "Chico Total" e "Escolinha do Professor Raimundo". Nani chegou a escrever para o "Casseta & Planeta", "Sai de Baixo" e "Zorra".

Em 2015, ao "Arte do Artista" da TV Brasil, nani falou sobre o que ele esperava do ofício: a irreverência da charge.

O humor é tão necessário na vida, ele te revitaliza, te dá um pensamento sobre a vida. É o que eu faço. O humor coloca você no seu devido lugar, quem se leva a sério acaba caindo do cavalo. Nani