Especial lembra que o humor infantil dos Trapalhões não é para adultos
Como ocorreu com a nova "Escolinha do Professor Raimundo", o novo "Os Trapalhões" chegou à TV com duas missões – agradar aos fãs mais velhos, saudosos de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, e conquistar o coração das crianças, que não conheceram a turma no seu auge.
A estreia nesta segunda-feira (17), no Viva, no horário das 20h30, focou principalmente o público que guarda Os Trapalhões na memória. Já a exibição dos nove episódios na Globo, a partir de setembro, na faixa das 13h, deverá buscar o novo público.
O desafio não é pequeno, como foi possível ver nesta estreia. Os Trapalhões sempre fizeram um humor para crianças. Politicamente incorreto, no passado, ou correto, hoje, o quarteto sempre fez rir com o exagero, a piada infame, a graça física, eventualmente brutal. Sem o que é potencialmente ofensivo, ficou ainda mais infantil.
Diferentemente da "Escolinha", não é um programa divertido para adultos. É curioso, apenas. Pensando em "homenagem", pode agradar por alguns minutos, mas é difícil o velho espectador achar muita graça neste tipo de humor.
As caracterizações de Mumuzinho (como Mussum) e Gui Santana (Zacarias) me pareceram muito boas. Bruno Gissoni não funcionou muito bem como o personagem de Dedé Santana, talvez o mais difícil de imitar pelo fato de ser o menos caricatural. Já Lucas Veloso mostrou talento ao reproduzir os trejeitos e a voz do eterno Didi de Renato Aragão, mas a presença do próprio humorista em cena, inclusive dividindo alguns esquetes, teve um efeito inibidor.
Acho que o teste do especial junto a um público mais jovem, na Globo, aos domingos, será decisivo para verificar se faz sentido esta ideia de reviver Os Trapalhões.
Veja também
Mumuzinho sobre papel em Os Trapalhões: "Sinto um pouco da alma de Mussum"
Revival de "Os Trapalhões" estreia com Leticia Lima como Mulher Silicone
Na estreia, "Trapalhões" ficam presos no elevador e aparecem de lingeries
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.