Globo corta beijo gay em novela, mas critica censura de Crivella na Bienal
Uma cena escrita, gravada e divulgada pela Globo foi cortada antes de ir ao ar na novela "Órfãos da Terra". O beijo entre as personagens Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anajú Dorigon), programado para o capítulo desta sexta-feira (06), foi eliminado da trama.
Consultada pelo repórter Paulo Pacheco, do UOL, na noite de quinta-feira (05), a Globo deu uma resposta fajuta: "Decisão puramente artística". Insisti na tarde desta sexta e a emissora manteve a justificativa, sem se dignar a dar qualquer satisfação aos espectadores.
A emissora não pode dizer que foi surpreendida pela cena. Os capítulos de todas as novelas são enviados à direção de Teledramaturgia com alguma antecedência. Em caso de beijo entre personagens do mesmo sexo, há ainda mais cuidado e conversa. A cena de "Órfãos da Terra" passou por este ritual, foi aprovada e gravada sem qualquer restrição ou recomendação.
O diretor da novela, Gustavo Fernandez, confirmou o corte ao jornal "O Globo": "Embora existisse essa cena no texto, ainda não estava decidido se ela iria ao ar mesmo. Achamos que a sequência do pedido de casamento já estava muito bonita. As atrizes se saíram superbem". A sua justificativa não bate, porém, com a estratégia de divulgação de "Órfãos da Terra".
Há uma semana, o site oficial da novela divulgou detalhes do que estava por ser exibido. "Na cena, a ruiva vai presentear a namorada com um anel de brilhantes e se declarar: 'Camila Nasser, eu te amo! Quer casar comigo?'. Camila acha que é só uma brincadeira, mas Valéria será categórica: 'Nunca falei tão sério na minha vida. Eu quero me casar com você. Aceita?'. É aí que rola o beijo apaixonado!", informou.
Como os capítulos de "Órfãos da Terra" vão ao ar na Globoplay com 24 horas de antecedência, os fãs descobriram o corte ainda na noite de quinta-feira.
Após a decisão de cortar a cena, a Globo teve o cuidado de tirar da internet a publicação que a descrevia, mas diversos fãs já haviam replicado o conteúdo.
Na tarde desta sexta-feira, o site do jornal "O Globo" classifica como "censura" a decisão do prefeito Marcello Crivella de mandar recolher a HQ "Vingadores" da Bienal do Livro porque mostra um beijo entre dois homens. Não deveria ser esta mesma palavra usada para classificar a exclusão da cena da novela?
Veja também
Orgulho e Paixão: Globo exibe primeiro beijo gay em novela das 18h
Bom Sucesso: Atores celebram beijo gay sem alarde com foto "normal"
"Quero perder o BV", diz atriz de beijo gay cortado pela Globo
Autoras de beijo gay em novela publicam imagem de HQ censurada por Crivella
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.