PUBLICIDADE
Topo

Confinamento em vertigem: BBB 20 desrespeitou as próprias regras

Foi golpe! - Reprodução/TV Globo
Foi golpe! Imagem: Reprodução/TV Globo
Chico Barney

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

06/02/2020 12h59

Temo que a proibição de informações exteriores no BBB 20 tenha sido apenas um sonho efêmero. Ao permitir que dois novos integrantes adentrassem a casa mais vigiada de Curicica, a produção do programa subverteu suas próprias regras e deixou o confinamento em vertigem.

Daniel Salsicha Orgastic e Ivy Megazord tiveram amplo acesso a fatos ocorridos no Big Brother enquanto estavam instalados como atração turística em um shopping no Rio de Janeiro. Mais do que isso, foram impactados com as opiniões do público a respeito do que acontecia. Fãs empolgados levaram cartazes, puxaram coro e direcionaram o futuro do jogo.

Em vez de guardarem as informações como leverage de suas jornadas individuais, preferiram usá-las como elemento catártico. Provocaram um momento "chá de bençãos" na madrugada de suas estreias, promovendo o parto de um novo entendimento geral das narrativas em andamento. Uniram ainda mais o grupo feminino e fizeram a casa rachar em definitivo com a gangue formada por Hadybala, Felipera Trainspotting e Lucas Bozena.

Nunca saberemos como seria o desenrolar da história de Hadybala se ele continuasse achando que é um cara popular, conforme indicava sua permanência contra Petrix, um vilão único na história do BBB: era querido pelos colegas e absolutamente odiado pelo público. Também foi interrompida a maquinação intelectual de participantes como Manu Gavassi e Marcela frente ao aparente revés no paredão. As respostas foram dadas por elementos externos, acabando com o mistério.

Não há dúvidas de que o cenário ainda é positivo para o bom entretenimento. Mesmo com o jogo inteiro desenhado, as concatenações são sempre variadas. E a chance das conclusões nem chegarem a fazer sentido é sempre generosa.

De qualquer forma, a decisão de permitir tanto contexto de fora do confinamento é uma quebra histórica para o formato. Nada parecido aconteceu nessas proporções. O que virá pela frente é um BBB totalmente novo. Ainda precisamos descobrir se é melhor ou pior.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Chico Barney