Topo

Protocolo nos EUA, em caso de morte cerebral, obriga anúncio só 48h depois

Eleonora Paschoal - Reprodução/Band
Eleonora Paschoal Imagem: Reprodução/Band

Colunista do UOL

22/11/2019 02h00

Resumo da notícia

  • Os boatos sobre a possível morte do apresentador Gugu Liberato fizeram muita gente se precipitar noticiando informações não confirmadas.
  • Entretanto, o protocolo médico nos Estados Unidos é que, em casos de morte cerebral, o fato só se torne público 48 horas após o acontecimento.
  • Caso os boatos se confirmem, o anúncio oficial do hospital só deverá ser divulgado no sábado (23).
  • Redes de TV brasileira estão enviando repórteres para Orlando para a cobertura do caso envolvendo o acidente de Gugu.

A ânsia por informações sobre o estado de saúde do apresentador Gugu Liberato fez muita gente tomar atitudes, digamos, precipitadas nas publicações ao longo de todo o dia desta quinta-feira (21). Entretanto, há uma determinação médica nos Estados Unidos em relação à morte cerebral. O anúncio público do falecimento não pode acontece antes de 48 horas do fato ocorrido. Se, de fato, a onda de boataria se confirmar, o anúncio oficial, então, não acontecerá antes de sábado (23).

Ontem, as duas primeiros repórteres de TV do Brasil a chegar à frente do hospital Orlando Health, onde Gugu chegou inconsciente, foram Patrícia Maldonado e Eleonora Paschoal, da Band, ambas moradoras de Orlando. Outras emissoras também se preparam para a cobertura do estado de saúde do apresentador, direto da cidade na Flórida. O jornalista Roberto Cabrini embarca ainda nesta sexta-feira, em voo direto de São Paulo para Orlando, pelo SBT, e a RedeTV! também se articula para o envio de um correspondente.

Blog do Leo Dias