Topo

Fernanda Souza, exclusivo: "2019 e ainda definem mulher pelo estado civil?"

Fernanda Souza - Reprodução/Instagram
Fernanda Souza Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

14/12/2019 17h34

O ano de 2019 está chegando ao final e, se ele foi marcante para alguém, essa pessoa é Fernanda Souza. O mundo da atriz e apresentadora, realmente, mudou nos últimos meses. Ela saiu um pouco de cena para descansar e atuar na criação de conteúdo, em uma espécie de ano sabático, e terminou o casamento com Thiaguinho, depois de pouco mais de 8 anos juntos. "Foi um tempo de descanso, mas, também, uma fase de dar continuidade a algo que já tinha começado em 2015 no "Vai, Fernandinha", que é criação de conteúdo.", diz ela.

Em entrevista exclusiva à Coluna Leo Dias, Fernanda abre o coração sobre o ex-marido e deixa claro que não é porque eles demonstraram carinho um pelo outro ou aparecem juntos que significa que os dois possam reatar. "Isso é maturidade e parceria. Nós somos e continuaremos sendo amigos.", diz ela, que revela que estará neste domingo (15) no último show do projeto "Tardezinha", no estádio do Maracanã. "Ele faz questão da minha presença, e eu faço questão de estar lá com nossas famílias aplaudindo esse projeto tão vitorioso!", conta a apresentadora.

Fernanda aproveita para criticar o fato de sempre destacarem o fato de ela, no momento, estar solteira, ainda que essa informação seja irrelevante. "É engraçado como, para a mulher, o estado civil pesa tanto. Já vi algumas manchetes do tipo: "Solteira, Fernanda Souza vai à academia". É sério que, em 2019, ainda se defina uma mulher pelo seu estado civil? Eu e nenhuma mulher deveríamos ser definidas por isso.", diz ela. Na conversa com a Coluna, Fernanda também nega que estará na continuação da série "Verdades Secretas", conta do adiamento da quinta temporada do "Vai, Fernandinha" no Multishow a pedido dela e ainda fala do que pretende aprontar em 2020.

Leia a entrevista com Fernanda Souza:

COLUNA LEO DIAS - A qualquer movimento seu ou do Thiaguinho nas redes sociais um do outro ou a qualquer possibilidade dos dois estarem no mesmo local, surge um boato de que vocês reataram. Como você vê isso?

FERNANDA SOUZA - Vou ao "Tardezinha" neste domingo, mas isso não significa que reatamos ou que vamos reatar o casamento. Isso é maturidade e parceria. Nós somos e continuaremos sendo amigos. Foi como falamos quando anunciamos a separação: "Não estranhem se nos virem na companhia um do outro". Ainda mais em um encerramento de ciclo de um projeto que vi nascer, que apoiei e que não envolve apenas o Thiago, mas todo um time com o qual convivi tantos anos: equipe, banda, família, amigos... Ele faz questão da minha presença, e eu faço questão de estar lá com nossas famílias aplaudindo esse projeto tão vitorioso!

Como você está encarando a nova vida de solteira?

É engraçado como, para a mulher, o estado civil pesa tanto. Já vi algumas manchetes do tipo: "Solteira, Fernanda Souza vai à academia". Sempre usando o "solteira" antes de qualquer coisa. O mais interessante é que para nenhuma das informações era necessário relacionar ao meu estado civil. No exemplo que eu citei da academia, por exemplo, eu ia à academia enquanto estava casada e apenas mantive a minha rotina. É sério que em 2019 ainda se defina uma mulher pelo seu estado civil? Eu e nenhuma mulher deveríamos ser definidas por isso. Somos indivíduos, uma pessoa inteira, que se basta para além de ter ou não alguém ao lado.

A quarta temporada do 'Vai Fernandinha' foi ao ar esse ano. Vem mais uma por aí?

A intenção do Multishow era fazer a 5ª temporada do "Vai Fernandinha" em 2020. Sei que é um programa que o público ama. Os resultados são ótimos, e ele é um dos carros-chefes da emissora. Isso me deixa honrada e feliz. Sempre amei fazer o programa, mas, no próximo ano, minha vontade é mesmo de ficar mais por trás das câmeras. Quero estudar, me aprimorar... E a Tati Costa, diretora do canal, super entendeu meu desejo. Eles são parceiros demais, e as portas estão abertas. Em breve, eu volto! O Multishow é um lugar muito especial pra mim!

Fernanda Souza - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Muita gente sente falta de te ver atuando na TV e se animou com a possibilidade de você estar na continuação de "Verdades Secretas". Quais as possibilidades reais de você voltar à cena como atriz?

Realmente saíram notícias de que eu atuaria em "Verdades Secretas 2", mas não sei de onde elas saíram (risos). Adoro o Walcyr Carrasco, admiro muito o trabalho dele, mas isso não procede. Não pretendo voltar a atuar no momento. Abri uma exceção para fazer uma participação no filme em que minha grande amiga Ludmilla Dayer faz produção executiva. A personagem é argentina, e vai ser um desafio pra mim atuar em outra língua. É algo totalmente diferente de tudo que já fiz.

Esse ano você meio que saiu de cena, mas, apesar de não estar no ar, não parou. Como foi 2019 para você?

Em 2019, tirei meu ano sabático, que já estava programado desde 2017. Foi um tempo de descanso, mas, também, uma fase de dar continuidade a algo que já tinha começado em 2015 no "Vai, Fernandinha", que é criação de conteúdo. Eu já fazia um trabalho de pesquisa e concepção de roteiro junto com a equipe e participava de todas etapas de criação do programa. Esse ano, investi mais ainda nisso. E adorei. Só que esse é um trabalho "por trás das câmeras", onde não, necessariamente, eu tenha que aparecer!

O que você está projetando para esse novo ano que vem por aí?

Para 2020, quero trabalhar mais nessa área, estudar aqui e fora do Brasil pra acrescentar mais essa "atividade" no meu trabalho. Amo poder ser atriz, apresentadora, empresária, e ainda exercer minha criatividade nessa e em outras áreas. Eu também adoro a vida on line, mas, 2020, será um ano para ficar mais off line. Vou estudar, viajar e criar! Sou uma mulher que ama mudar, se reinventar e aprender coisas novas, como toda boa geminiana!

* Com colaboração de Geizon Paulo

Blog do Leo Dias