Topo

"A Globo passa por uma reestruturação", diz Aguinaldo Silva após demissão

Aguinaldo Silva - Reprodução/Instagram
Aguinaldo Silva Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

03/01/2020 14h07

Aguinaldo Silva quebrou o silêncio sobre o fim do contrato de mais de 50 anos com o Grupo Globo e, por meio de sua assessoria, falou pela primeira vez e com exclusividade com a Coluna Leo Dias. O anúncio da 'demissão' veio por meio de um comunicado da emissora nesta quinta-feira (2), mas já havia sido adiantado por este colunista em novembro de 2019. O novelista, no entanto, segue contratado, segundo sua assessoria, até o dia 29 de fevereiro.

Para o escritor, que considera ter vivido uma 'relação maravilhosa' com a emissora e o público, a TV Globo passa por uma nova política de reestruturação devido à atual conjuntura econômica. Aguinaldo também fala sobre as novas mídias, hábitos dos telespectadores e finaliza dizendo que deu o seu melhor, partindo agora para novos desafios.

"Estive no Grupo Globo desde 1969 (quando entrei para a Redação do jornal "O Globo"), ou seja, mais de 50 anos, 41 dos quais na TV Globo. Foi uma relação maravilhosa que resultou nos maiores sucessos da história da Televisão Brasileira. Mas, como tudo, existe o momento do término, e foi o que ocorreu. A empresa passa por uma nova política de reestruturação face à atual conjuntura econômica bem como a presença, cada vez mais constante das novas mídias, novos hábitos, novos valores! Fui extraordinariamente feliz nesta longa relação profissional: dei o melhor de mim e recebi, sempre, o devido reconhecimento. Agora é momento de partir para novos desafios!", disse Aguinaldo à Coluna.

No Instagram, nesta sexta-feira (3), Aguinaldo - que está em Portugal - colocou uma frase da escritora Virgínia Wolf: "Escrever é que é o verdadeiro prazer; ser lido é um prazer superficial."

Aguinaldo escreveu obras marcantes na dramaturgia, como "Tieta" e "Senhora do Destino". A última novela do autor foi "O Sétimo Guardião", exibida no horário nobre, e com polêmicas nos bastidores. A novela, no entanto, não alcançou bons números e fez com ele fosse criticado.

Em comunicado, a TV Globo informou: "Sem nova obra prevista, a Globo decidiu não renovar o contrato com o autor Aguinaldo Silva. Ao longo dos mais de 40 anos dessa parceria de sucesso, foram mais de 20 trabalhos em conjunto, entre os quais 'Império', que ganhou o Emmy Internacional de Melhor Novela em 2014".

*Com colaboração de Lucas Pasin

Blog do Leo Dias