Filho de Chico Anysio nega alto valor da herança: 'Ele só deixou dívidas'
A Coluna do Leo Dias publicou nesta terça-feira (10) a informação de que o testamento de Chico Anysio fora anulado. No texto, citamos que acredita-se, baseada em relatos de amigos, que o patrimônio deixado chegue a 150 milhões de reais. Nizo Neto, amigo da Coluna, filho de Chico e um dos herdeiros nos procurou para contestar a informação.
"Meu pai deixou de herança o legado e a obra, que é lindo! Financeiramente, não deixou nada", disse.
E Nizo não parou por aí: "As pessoas acham que eu sou milionário, o que seria normal, tratando-se de um homem como a história de Chico Anysio. Ele foi um homem que não se organizou para deixar bens materiais", revelou.
O filho de Chico entrou em detalhes sobre o testamento: "Para não dizer que ele não deixou nada, ele deixou um apartamento, o que ele morava, que vai ser dividido entre todos os herdeiros, que não são poucos (nove filhos mais a viúva, Malga di Paula). Detalhe: o apartamento está atolado em dívidas de IPTU e de condomínio. Ele também tinha duas lojas no Barra Garden (shopping) que também estão na mesma situação, cheia de dívidas. Eu acho que cada um (dos beneficiários na herança) vai ganhar no máximo uns 100 mil reais", finalizou.
Testamento anulado
O testamento de Chico Anysio foi anulado após o artista ter deixado de fora do documento seu filho Lug de Paula, que ficou conhecido nacionalmente como Seu Boneco, do projeto do pai, a Escolinha do Professor Raimundo. Pela lei brasileira, uma pessoa não pode deserdar um filho e retirar sua mulher da divisão de bens, por isso, o juiz da 2ª Vara da Família da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, decidiu anular o testamento.
Além disso, os advogados de Malga Di Paula, viúva de Chico, buscam que ela seja reconhecida como única herdeira do apartamento onde reside, o que não aconteceu. O imóvel fica de frente para o mar da Barra da Tijuca.
"Na qualidade de advogados de Malga Di Paula, informamos que o testamento de Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho (Chico Anysio) foi declarado nulo por sentença proferida pelo Juiz da 2ª Vara da Família da Barra da Tijuca sob o fundamento de que o testador dispôs da totalidade de seus bens, o que contrariou disposição do Código Civil. Apresentamos recurso de Embargos de Declaração para que o Juiz esclarecesse alguns pontos da decisão, principalmente no que se refere ao imóvel do Edifício Golden Royal, sobre o qual nossa cliente busca o reconhecimento de sua propriedade exclusiva. O recurso foi rejeitado, tendo sido aberto prazo para recorrer para o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, prazo este que expirará no final da próxima semana", informaram os advogados Carlos Sanseverino e Denise Giardino em nota enviada à imprensa.
Se Chico não quisesse que seu filho Lug ficasse com nada dele, o artista deveria ter feito a divisão de bens em vida. Mas isso é bem raro. Quem já dividiu seu patrimônio foi Silvio Santos, que, dizem, já delegou a para cada uma suas funções nas empresas. E, de quebra, deu R$ 100 milhões para cada uma.
Chico Anysio morreu em 2012, aos 80 anos. Ele havia sido internado no final de dezembro de 2011 após uma infecção no aparelho digestivo e, posteriormente, diagnosticado com pneumonia. Em março de 2012, enquanto ainda estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, o humorista chegou a sofrer duas paradas cardíacas e foi reanimado, mas acabou não resistindo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.