Topo

Por que as lives de sertanejo e forró bombam e as de funk fracassam?

Marília Mendonça, MC Mirella e Dynho Alves fizeram live - Montagem de fotos reprodução/YouTube
Marília Mendonça, MC Mirella e Dynho Alves fizeram live Imagem: Montagem de fotos reprodução/YouTube

Colunista do UOL

01/05/2020 06h14

Os números estão aí e eles precisam ser interpretados. Por que as lives dos sertanejos, de forrozeiros e até de sambistas bombaram de audiência e os funkeiros decepcionaram? Vamos trabalhar com dados históricos?

Em 2008, Rihanna gravou um DVD em um show em Manchester, na Inglaterra. Em números absolutos, o Brasil foi o segundo país do mundo a comprar esse trabalho da cantora. O que explica isso? Brasileiro adora assistir a um show e não tem hábito de ver videoclipes. Quem melhor faz clipe no Brasil são os funkeiros. Marília Mendonça jamais gravou um clipe na vida. Os registros de suas músicas são sempre no palco, em shows. Não faz sentido cantor sertanejo gravar clipe.

Mas Anitta sem clipe, não existe. Por que a música da Anitta com Madonna foi um fracasso? Além de ser ruim por natureza, simplesmente por não ter tido um clipe. Quando Anitta lança "Kisses", com 12 canções, simultaneamente foram 12 clipes. Há poucos registros de Anitta em shows na internet. Por isso, ela não quis fazer uma live decente até agora, ela sabe que será um fracasso. Simplesmente porque seu público não está acostumado.

Hábito, essa é a palavra. O povo deste país tem o hábito de assistir show, e isso, meu amor, não se muda de uma hora pra outra. Mas o público que gosta de funk é diferente. Talvez a resposta seja porque é um tipo de música muito digital, que não tem a necessidade de uma banda.

Funkeiro, em início de carreira, se apresenta apenas com um DJ e pronto. E outro fato: o Brasil é o país do DVD. O povo brasileiro adora ver música ao vivo, por mais simples que seja. Entre um CD e um DVD, o brasileiro sempre prefere o DVD. A resposta dos especialistas é porque o DVD atinge a mais sentidos do corpo humano. E faz sentido.

Essa é a mesma resposta do por que o brasileiro prefere uma novela a um livro. Não é a simples preguiça ou pouco conhecimento da língua portuguesa. É porque a novela atinge a mais sentidos do corpo humano. Brasileiro ama a imagem. O visual é importantíssimo pro brasileiro, por mais simples e monótono que seja.

Anitta é muito mais interessante no clipe do que ao vivo. A carreira dela deve-se ao videoclipe. "Show das poderosas" a fez famosa e "Bang" a transformou em queridinha do mercado publicitário. Foram as duas grandes viradas da vida dela. Anitta interpreta personagens nos clipes, ela é muito mais sexy no clipe do que no palco. Em shows, ela se apresenta de tênis, como uma jovem comum. No clipe, ela dá a impressão que está sempre pronta para uma tórrida noite de amor. São dois personagens completamente distintos. E isso confunde a cabeça do espectador. Me fiz entender?

A resposta para esse texto é: funkeiros, aproveitem esse momento para produzir clipes novos e não insistam em lives. Elas não foram feitas pra vocês. O público de funk não curte show ao vivo, o público de funk vai a show para paquerar, não pra assistir o artista. E tenho dito.

Blog do Leo Dias