De ensino a leilões virtuais: quem está contratando as lives musicais
A Coluna do Leo Dias está atenta a todos os movimentos da música brasileira e acaba de perceber uma forte tendência no mercado do entretenimento: a venda de lives corporativas cresceu consideravelmente. Os cantores se apresentam exclusivamente para uma empresa, que pode fazer o que bem entender com o som e a imagem daquele show.
Neste novo formato de live, a transmissão acontece no YouTube do contratante. No último domingo, Dia das Mães, César Menotti e Fabiano foram contratados por um sistema de cooperativas de Minas Gerais e da Bahia para um show exclusivo transmitido no canal da companhia. Os cantores interagiram com os funcionários e clientes da empresa, mandaram "alô" para o presidente, conversaram com os consumidores e falaram diversas vezes o nome da marca.
E mais: a live da dupla sertaneja foi transmitida por uma rádio de Belo Horizonte que tradicionalmente só executa rock e jamais transmitiu um show sertanejo em toda sua história. A cooperativa comprou o horário na programação da rádio e entregou entretenimento associado à sua marca. Uma nova modalidade de propaganda.
No mundo agro há um mercado que está contratando muitas lives de duplas sertanejas: o de leilão de animais. A venda de bois e cavalos em leilões já está totalmente adaptada ao novo mundo e sabe usar a internet como poucos. Mas é preciso chamar atenção do mercado. E os shows estão aí para isso.
Aliás, esse outro ponto muito importante a se levar em conta. Enquanto o comércio e a indústria das grandes cidades estão parados na quarentena, o setor agro continua trabalhando, até porque ninguém deixa de comer. Então, tudo o que estiver associado ao mundo do campo continuará faturando, independentemente da quarentena.
Outro segmento que já contrata artistas para lives é o ensino. Dennis DJ fez recentemente uma live exclusiva para uma rede de faculdades. A questão do ensino é muito interessante de se observar. É um movimento, aparentemente, sem volta. A maneira de aprender muito provavelmente não voltará mais a ser como antes. Havia no Brasil uma enorme resistência ao ensino via internet, mas isso mudou rapidamente com a pandemia. Pais não querem seus filhos expostos e, dentro de casa, o controle é muito maior. No entanto, instituições particulares precisam ser notadas na internet. De colégios a cursos de idiomas, todos precisam ser notados. As grandes instituições estão investindo nas transmissões: através dessas lives eles ganham importância, principalmente para os jovens, que tem mais dificuldade em estudar em casa. Esta pode ser uma ótima saída para os artistas de funk.
As lives corporativas deixam evidente mais um ponto relevante na música: o profissionalismo. O artista que tem um bom escritório, atento ao mercado, já está executando essas novas formas de ganhar dinheiro há um bom tempo.
A questão do carisma também é importante ser observada na hora de se contratar um live corporativa. A Coluna entende que carisma é algo que nasce com a pessoa, mas o artista que sabe falar em público, sem erros de português e que gere empatia em seu discurso, tem uma enorme vantagem. Por isso, às vezes é importante ter aulas que ensinem a ter um discurso agradável.
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