PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Leo Dias


Internet vai a loucura após suposta invasão de hackers ao Grupo Globo

Globoplay - Divulgação/Globoplay
Globoplay Imagem: Divulgação/Globoplay
Leo Dias

Leo Dias é jornalista e diretor-executivo do "TV Fama", da Rede TV!. Foi correspondente internacional da rádio portuguesa RDP, passou pelas TVs Bandeirantes e RedeTV! e apresentou um programa na rádio FM O Dia, líder de audiência no Rio de Janeiro, onde entrevistava políticos, jogadores de futebol, dirigentes e muitos artistas. Assinou uma coluna de celebridades no jornal "O Dia" e também esteve nos jornais "Extra" e nas revistas "Contigo", "Chiques e Famosos", "Amiga" e "Manchete". Apesar dessa experiência, sempre se definiu como repórter, tamanha paixão pela apuração da notícia e pela vontade em produzir conteúdos exclusivos. Polêmico, controverso e dono de uma forte personalidade, Leo conquistou um público cativo por dar notas explosivas e audaciosas num mundo artístico mais conservador. Seu lema: "A fama tem um preço estou aqui para cobrar".

Colunista do UOL

17/05/2020 00h10

Os assinantes do Globoplay, plataforma de streaming da maior emissora da América Latina, foram surpreendidos na noite deste sábado (16) com uma série de notificações suspeitas enviadas para os dispositivos móveis de assinantes anunciando um suposto ataque de hackers ao serviço. Porém, na madrugada de domingo (17), o Globoplay se manifestou através de seu perfil no Twitter informando que apenas o sistema de notificações pelo celular, chamado de 'push', e gerenciado por uma empresa terceirizada, foi invadido.

Nos primeiros minutos deste domingo, dia 17, os usuários de Android e iOS que possuem o aplicativo do GShow, portal de notícias de entretenimento do Grupo Globo, também receberam notificações nos celulares acusando um ataque de hackers com a #GShowHack.

As mensagens, assinadas pelo grupo OurMine, provocam a empresa e citam um endereço de e-mail para contato, com o intuito de "melhorar a segurança". Além disso, as duas notificações para assinantes do Globoplay foram disparadas com a #GloboHack.

O OurMine se apresenta nas redes sociais como "um grupo de hackers famoso por invadir redes sociais de grandes nomes da tecnologia, famosos e empresas". No Brasil, eles já invadiram anteriormente perfis do Esporte Interativo, canal esportivo da Turner.

Através do Twitter, o Globoplay explicou que o "sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo". A plataforma ainda afirmou que "nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos usuários e nem a qualquer outro sistema". O Globoplay finalizou dizendo que irá reforçar a segurança junto aos parceiros e garantiu que não há riscos de acessar as contas na plataforma.

A Coluna do Leo Dias entrou em contato com a assessoria de comunicação do Globoplay e da TV Globo, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.

*Com colaboração de Gabriel de Oliveira.

Leo Dias