Topo

A nova forma de lançar programas: 'De férias' faz evento online; funciona?

MTV realiza evento online para divulgar nova temporada do De Férias com Ex Brasil - Reprodução
MTV realiza evento online para divulgar nova temporada do De Férias com Ex Brasil Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

19/05/2020 15h33

Será o fim dos badalados lançamentos da TV Globo no Copacabana Palace? Ou dos eventos mega produzidos e com muitos comes e bebes? A pandemia do coronavírus de fato mudou a forma que consumimos entretenimento e também modificou como as emissoras de TV divulgarão, a partir de agora, seus novos programas para a imprensa. A Coluna do Leo Dias participou nesta terça-feira (19) do 'evento' online de lançamento da próxima temporada do "De Férias com Ex Brasil", reality que é um hit na MTV. Eles reuniram jornalistas para uma "conversa" com os participantes, todos numa sala de bate-papo organizada no app Zoom. Funciona?

Como toda mudança, existem vantagens e desvantagens nos novos lançamentos de TV feitos online. O principal ponto negativo é claro: toda a naturalidade e espontaneidade do tema se perde, já que cada jornalista pode fazer apenas uma pergunta, que será lida por um mediador, sem chance alguma de que respostas sejam rebatidas ou que o entrevistado solte aquela informação extra, que garante o "tempero" a mais de todo lançamento de programa.

Explicando melhor: em lançamentos ao vivo de novelas e programas, o jornalista podia circular livremente pelo espaço e conseguir até um bate-papo exclusivo com alguém do elenco antes da própria coletiva em si. Era possível, até mesmo, pescar alguma conversa de bastidor e sentir o clima entre os participantes. Na coletiva on-line só temos uma visão: a da tela do computador.

Câmeras e áudio dos jornalistas estão desligados. Somente os convidados aparecem e os entrevistadores devem usar o bate-papo, por escrito.

Alguns erros técnicos também dificultam na hora das entrevistas. Como estamos dependendo totalmente da tecnologia para o evento funcionar, é possível que a conexão falhe, áudio corte, imagem suma. Enfim, essas coisas que acontecem quando dependemos da internet.

Porém, é claro que também existem pontos positivos para os lançamentos online. Um deles foi citado no evento do 'De Férias com Ex Brasil' por Tiago Worcman, vice-presidente sênior e executivo da MTV (e marido de Carolina Dieckmann). Ele mora em Miami, nos Estados Unidos, e comemorou poder participar, já que não precisava estar presencialmente no Brasil. Ou seja, não há mais desculpas para que alguém fique de fora de lançamentos por terem outro compromisso ou morarem fora.

A MTV também soube conduzir bem o evento virtual e chamou uma mediadora que entende bem de lives: a digital influencer Foquinha, que também é jornalista e apresentadora conduziu as perguntas dos jornalistas e mostrou estar totalmente por dentro das azarações do reality.

A Coluna entende que o momento é outro, que não cabem mais eventos com aglomerações, e que sim, eventos online podem ser uma ótima solução durante a pandemia.

Aliás, a MTV, aberta a ouvir sugestões sobre a coletiva, enviou para cada jornalista um questionário ao fim do evento, perguntando se tinha sido útil a forma que o lançamento se passou. A assessoria também abriu espaço para a possibilidade de entrevistas exclusivas, com agendamentos por e-mail, uma forma de tentar proporcionar algo diferente aos jornalistas e, principalmente, promover o programa.

A nova temporada do "De Férias com Ex Brasil", gravado em Jericoacora, litoral do Ceará, estreia nesta quinta-feira (21), às 22h, na MTV

*Com reportagem de Lucas Pasin

Blog do Leo Dias