Topo

Mauricio Stycer

Além de Marcão, SBT também afastou editor-chefe do "Primeiro Impacto"

O apresentador Marcão do Povo, do SBT, foi suspenso após sugerir  "campos de concentração" para doente com covid-19  - Reprodução
O apresentador Marcão do Povo, do SBT, foi suspenso após sugerir "campos de concentração" para doente com covid-19 Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

13/04/2020 11h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O comentário do apresentador do "Primeiro Impacto" em defesa de "campos de concentração" para pacientes com covid-19 provocou um grande abalo no departamento de jornalismo do SBT.

Marcão do Povo, como é conhecido, fez esta observação durante o telejornal de terça-feira (07). Segundo ele, colocando os doentes num "campo de concentração" seria possível relaxar o confinamento determinado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e adotado na maioria dos estados brasileiros.

Na quarta-feira (08) à tarde, após viralizar nas redes sociais, o comentário de Marcão levou a direção do SBT a suspendê-lo. A emissora não mencionou o prazo, mas fala-se em 15 dias.

A emissora não citou em seu comunicado que o editor-chefe do "Primeiro Impacto", Rafael Bianco, também foi suspenso. Bianco foi responsabilizado por não ter avisado o SBT já na própria terça-feira do absurdo dito por Marcão.

O jornalista, de 33 anos, está no SBT há oito e dirige o "Primeiro Impacto" há três. Procurado pelo UOL, ele confirma o afastamento, mas esclarece que não concorda com as opiniões expressas por Marcão do Povo no telejornal.

Além da suspensão, o apresentador também é alvo de um pedido de demissão. Como revelou o jornalista Gabriel Vaquer este domingo (12) no UOL, uma carta assinada por quase toda a equipe do jornalismo do SBT pede que o apresentador do "Primeiro Impacto" seja desligado da emissora.

Nesta segunda-feira, seis dias após o comentário que causou a sua suspensão, Marcão publicou no Instagram um pedido de desculpas.

Disse o apresentador: "Como vocês bem sabem, programa de televisão transmitido ao vivo está sujeito a erros e palavras mal colocadas, onde peço aqui as minhas sinceras desculpas pelo uso indevido da palavra 'campo de concentração', posto que na verdade queria me referir a palavra 'hospital de campanha'."