Topo

Mauricio Stycer

CNN Brasil defende Monalisa Perrone após insinuação de ministro

Os jornalistas Monalisa Perrone e Caio Junqueira e o ministro Abraham Weintraub, durante entrevista no programa Expresso CNN - Reprodução / Internet
Os jornalistas Monalisa Perrone e Caio Junqueira e o ministro Abraham Weintraub, durante entrevista no programa Expresso CNN Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

16/05/2020 12h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A conturbada entrevista de Abraham Weintraub à CNN Brasil na noite de sexta-feira (15) teve novos desdobramentos. Em comentário no Twitter, o ministro da Educação, insinuou que a apresentadora Monalisa Perrone "tinha outras intenções" ao questioná-lo ao vivo sobre o pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich.

Na manhã deste sábado (1¨) o canal respondeu ao comentário com uma nota em defesa da apresentadora. Segundo a CNN Brasil, Monalisa teve um "um comportamento profissional, equilibrado e respeitável". A pergunta sobre Teich foi justificada pelo interesse jornalístico óbvio do assunto: "Em todas as nossas entrevistas desde a estreia do canal, sempre buscando realizar perguntas de interesse de todos os brasileiros".

Como relatei, Weintraub reclamou logo no começo da entrevista, ao vivo: "Isso tinha sido combinado, de perguntar da saída do ministro da Saúde? Eu posso comentar rapidamente porque não era o combinado da entrevista".

"A palavra tem que ser honrada", prosseguiu. "Eu combinei uma coisa, que foi falar do Enem. Vamos começar falando do Enem, vamos ver como evolui, e lá pelas tantas a gente pode até fazer uma pergunta sobre como foi a mudança. Mas eu acho que não contribui muito, na primeira entrevista que você faz comigo, já chegar descumprindo o que tinha sido combinado, mas tudo bem."

A CNN inicialmente respondeu: "Evidentemente, o jornalismo da CNN Brasil faz todas as perguntas que considera pertinentes sobre os assuntos em pauta em todas as entrevistas que realiza, sempre com o interesse de informar corretamente o nosso público. Essa é um dos pilares do Manual de Práticas Editoriais da emissora."

Após a provocação do ministro, o canal acrescentou: "Na condução da entrevista com o ministro Weintraub, a apresentadora Monalisa Perrone teve um comportamento profissional, equilibrado e respeitável, assim como os demais âncoras da CNN Brasil em todas as nossas entrevistas desde a estreia do canal, sempre buscando realizar perguntas de interesse de todos os brasileiros. Respostas a essas perguntas é o que se espera de qualquer autoridade pública, independentemente de ideologia ou linha partidária."