Topo

Ricardo Feltrin

Grupo Silvio Santos faz demissões; SBT tem corte em todas as áreas

Silvio Santos está demitindo a "conta-gotas" nas últimas semanas e meses - Reprodução/SBT
Silvio Santos está demitindo a "conta-gotas" nas últimas semanas e meses Imagem: Reprodução/SBT

Colunista do UOL

17/10/2019 11h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não há informações ainda sobre qual será a porcentagem de cortes nas equipes de todo o grupo Silvio Santos, mas fontes ouvidas pela coluna nesta quinta estimam o número final poderá chegar a 150 pessoas.

Do jornalismo, até o momento, a coluna apurou o corte da ótima jornalista e apresentadora Kallyna Sabino. Mais nomes serão cortados entre hoje e as próximas semanas.

Jequiti Cosméticos, hotel Jequitimar e Liderança Capitalização também sofrerão cortes. Todo o grupo, na verdade.

Trata-se, segundo a coluna apurou, a uma readequação de quadros diante da grave crise econômica e queda de receitas em todo o grupo nos últimos anos. A Jequiti, por exemplo, dá prejuízo há anos.

O SBT, por sua vez, tem apresentado rentabilidade praticamente zero.

A estimativa de demissões no SBT é que ao menos 3 pessoas em cada setor percam seus cargos. Há muito nervosismo e lágrimas neste momento em vários setores da emissora.

A crise de certa forma já era previsível: quando lançou "As Aventuras de Poliana", Silvio deixou margem de que ela poderia ter centenas de capítulos, até mesmo para baratear custos futuros ou sobreviver em meio a cortes.

O adiamento de "O Patinho Feio" tem justamente a ver com isso:corte de gastos. A hora não é de investir em nada. Só tirar o pé do acelerador.

Embora muita gente possa pensar que toda essa crise deriva da falta de gastos publicitários do governo, é bom lembrar duas coisas: 1) os anúncios federais nunca foram volumosos o suficiente para "sustentar" qualquer TV aberta; no caso do SBT nunca chegaram a 10% ; 2) o governo está, sim, gastando em publicidade em TV aberta. Não muito, mas está.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops