PUBLICIDADE
Topo

Empresário lança serviço de streaming Believe, a "Netflix dos cristãos"

Representação artística de Jesus Cristo - Getty Images
Representação artística de Jesus Cristo Imagem: Getty Images
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

16/02/2020 12h33

Resumo da notícia

  • Novo serviço se chama Believe, e é voltado ao público evangélico
  • Acervo do serviço de streaming ainda é pequeno: cerca de 50 itens
  • Believe nasceu em Brasília, cidade com mais evangélicos no país
  • Assinatura do pacote básico do serviço custa R$ 21,90

Chegou ao mercado mais um serviço de streaming, dessa vez dedicado ao público cristão evangélico.

Trata-se da ainda incipiente plataforma chamada"Believe, um investimento do empresário brasiliense Daniel Cardoso.

Digo incipiente porque o novo serviço, apesar de já poder ser adquirido, ainda está em seus primórdios em termos de conteúdo.

Por ora há apenas cerca de 50 filmes e séries no inventário. Mas o objetivo é ampliar tudo já nas próximas semanas, com novas aquisições e parcerias com estúdios e criadores de conteúdo.

Ao contrário de streamings como a Netflix, o serviço Believe pretende fazer várias transmissões ao vivo também, por exemplo na exibição de palestras e cursos.

Outra opção diferenciada pelo serviço para crescer é montar uma rede em parcerias com igrejas e grupos que seriam remunerados pela venda de pacotes de assinaturas.

Além das chamadas séries e longa-metragens cristãos (que têm feito relativo sucesso nos cinemas comerciais), a Believe está negociando a inclusão de acervos de shows de dezenas de estrelas da christian music.

Entre outros alvos da plataforma, segundo a diretora executiva Flávia Pantazis, estariam estrelas do gospel internacional como Hillsong United, Michael W. Smith, Bethel Music e Elevation Worship, entre outras bandas.

O empresário Cardoso diz que teve a ideia de investir no serviço ao analisar o recorte do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que apontou que mais de 40 milhões de brasileiros se declaram evangélicos.

Desses, quase 1 milhão dizem morar em Brasília, sua cidade.

Por enquanto o pacote básico da Believe custa R$ 21,90.

E na TV paga

No segmento da TV paga já existe a Nossa TV, lançada pelo pastor R.R.Soares, da Igreja Internacional da Graça, mas a proposta é diferente.

Na Nossa TV não há um conteúdo evangélico específico, e sim uma programação voltada a programas familiares e sem violência.

Além, claro, da pregação do missionário (cunhado de Edir Macedo).

Ricardo Feltrin no Twitter, e site Ooops

Ricardo Feltrin