Topo

No Troféu Imprensa, Silvio recebe Jô Soares; veja lista de vencedores

Do UOL, em São Paulo

09/04/2017 23h07

Silvio Santos recebeu o apresentador Jô Soares durante a 59ª edição do Troféu Imprensa, conhecido também como o "Oscar da TV brasileira", na noite deste domingo (9). O reencontro entre os dois amigos de longa data aconteceu depois de 20 anos e foi marcado pela emoção, por lembranças do passado e agradecimentos.

"Claro que você é uma figura inesquecível na minha vida. Foi você quem me reinventou num programa que ficou no ar por 28 anos, e que pode voltar a qualquer momento. Agradeci a você nesse último programa na Globo porque você é responsável por grande parte da minha vida profissional. Sem você nada disso teria acontecido. Você tem uma intuição de ferro, e espero que continue assim. Você é um dos meus amigos reais, porque, às vezes, o tempo afasta as pessoas, mas nunca afastará as verdadeiras amizades", declarou Jô, com a voz embargada.

Em sua participação, Jô fez questão ainda de brincar com Danilo Gentili e o seu suposto retorno ao SBT. "Eu quero dar os parabéns ao Gentili por dois motivos: primeiro, por ter criado um espaço, um teatro [na rua Augusta, em São Paulo], que dá oportunidade a comediantes, ao stand-up, e segundo, porque ele está fazendo o programa de forma tão brilhante, esquentando para a minha volta [ao SBT]", brincou Jô Soares, arrancando gargalhadas de Silvio.

O dono do SBT perguntou a Jô se ele ficará sem fazer nada em 2017. "É, vou passar por um ano sabático, é meio cansativo, mas estou aproveitando para escrever a minha biografia", respondeu o apresentador, que renovou o contrato com a Globo por mais um ano.

Em seguida, os dois se abraçaram emocionados e Jô, finalmente, recebeu seis troféus referentes a prêmios que ganhou desde 2004, os quais ele nunca fora buscar.

Manda quem pode...

Ainda durante o programa, Silvio "enquadrou" Danilo Gentili e Rachel Sheherazade e determinou que os dois profissionais, críticos ferrenhos de partidos socialistas, não falassem mais sobre política em programas de sua emissora. O apresentador e dono do SBT deixou claro --e publicamente-- que os comentários de ambos o colocavam em situação complicada.

Entre sorrisos constrangidos, a jornalista do "SBT Brasil" tentou argumentar com o chefe. "Mas quando você me chamou foi para dar a minha opinião", disse Rachel. "Não, eu te chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz, foi para ler as notícias, e não dar a sua opinião. Se quiser falar sobre política, compre uma estação de TV e faça por sua própria conta", respondeu Silvio. "Nem eu e nem o Danilo [Gentili], né?", arriscou a apresentadora, numa reclamação tímida.

A Gentili, Silvio mandou o mesmo recado. "Você não deve falar sobre política porque me complica", afirmou o dono do SBT, que disse ainda que políticos já pediram a demissão do apresentador do "The Noite". "Peça para o Lula passar creme da Jequiti no rosto", aconselhou Silvio, com o seu velho bom humor.

O puxão de orelha em público deixou a dupla visivelmente constrangida. 

Já quase no fim do programa, Silvio também revelou que a sua filha Patrícia Abravanel havia sofrido um aborto espontâneo. A notícia pegou de surpresa tanto telespectadores quanto jornalistas que estavam no estúdio.

Em 2017, o Troféu Imprensa premiou artistas em 13 categorias, como "melhor programa", "melhor novela", "melhor ator", "revelação", "cantores", entre outros. O SBT foi a emissora mais premiada da noite, com 5 troféus, seguida por Globo, com 4 (veja a relação completa de premiados abaixo).

O programa contou com a participação dos seguintes jornalistas que fazem a cobertura de televisão e celebridades: Ricardo Feltrin (portal UOL), Flávio Ricco (portal UOL), Marcelo Bartolomei (Caras e Contigo), Hugo Gloss, Nelson Rubens (Rede TV!), Lígia Mesquita ("Folha de S. Paulo"), Jorge Brasil (revista Minha Novela) e Eli Corrêa (rádio Capital).

Veja a lista de premiados do Troféu Imprensa (2017)

Melhor cantora
Anitta - venceu
Ivete Sangalo
Joelma

Melhor programa infantil
"Bom Dia & Cia" (SBT) - venceu
"Mundo Disney" (SBT e Disney Channel)
"Patati e Patatá" (SBT e Discovery Kids)

Melhor programa humorístico
"A Praça é Nossa" (SBT) - venceu
"A Escolinha do Professor Raimundo" (Globo)
"Pânico na Band" (Band)

Melhor programa de auditório
"Legendários" (Record)
"Eliana" (SBT)
"Programa Silvio Santos" - venceu

Melhor novela
"A Terra Prometida" (Record)
"Carinha de Anjo" (SBT)
"Totalmente Demais" (Globo) - venceu

Melhor programa de entrevista
"Programa do Jô" (Globo) - venceu
"Programa do Porchat" (Record)
"The Noite" (SBT)

Melhor ator
Bruno Gagliasso (Globo)
Sergio Guizé (Globo) - venceu
Malvino Salvador (Globo)

Melhor programa jornalístico
"Fantástico" (Globo)
"Domingo Espetacular" (Record)
"Conexão Repórter" (SBT) - venceu

Revelação
Lorena Queiroz
Marilia Mendonça - venceu
Maiara e Maraisa

Melhor atriz
Grazi Massafera (Globo) 
Larissa Manoela (SBT)
Marina Ruy Barbosa (Globo) - venceu
 
Melhor telejornal
Jornal Nacional (Globo) - venceu
SBT Brasil
Jornal da Record (Record)
 
Melhor apresentadora ou animadora de TV
Eliana
Patricia Abravanel (SBT) - venceu
Sabrina Sato
 
Melhor apresentador ou animador de TV
Marcos Mion
Rodrigo Faro
Silvio Santos - venceu
 
Melhor cantor
Luan Santana - empatou
Tiago Iorc
Wesley Safadão - empatou