Topo

Com depressão, Vanusa é internada em clínica para curar dependência química

A cantora Vanusa no 27º Prêmio da Música Brasileira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2016 - Thyago Andrade/Brazil News
A cantora Vanusa no 27º Prêmio da Música Brasileira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2016 Imagem: Thyago Andrade/Brazil News

Do UOL, em São Paulo

28/08/2017 16h08

Vanusa foi internada em uma clínica psiquiátrica em São José dos Campos, interior de São Paulo. Rafael Vannucci, filho da cantora de 69 anos, publicou nesta segunda-feira (28) um comunicado em suas redes sociais informando que a mãe deverá ficar seis meses no centro médico para tratar o vício em calmantes que usa para combater uma depressão "severa".

"A cantora Vanusa, minha mãe, encontra-se internada na Clínica Comunidade Nova Esperança, em São José dos Campos, para tratar um transtorno que assola sua vida psíquica, emocional, física e social, causada pela dependência de calmantes que usava para combater uma severa depressão, cujo tratamento inicial é de, no mínimo, seis meses", escreveu Vannucci.

O produtor musical também anunciou o cancelamento de todos os compromissos pessoais e profissionais da mãe até sua total recuperação. Ele pediu o respeito da imprensa e as orações dos amigos e fãs.

"Peço aos meus queridos amigos da imprensa que respeitem esse delicado momento por que estamos passando, e clamo a todos os nossos amigos e fãs que incluam o nome de minha mãe em suas orações, para que ela possa se recuperar totalmente e voltar a ser a pessoa, a cantora amada por todos e que tanto encantou e ainda encanta nosso Brasil. Agradeço a compreensão de todos e principalmente todo o apoio que nos foi conferido por toda equipe de médicos e profissionais da Clínica Comunidade Nova Esperança, que receberam minha mãe com tanto carinho", completou.

Hino Nacional "foi a gota" para depressão

De acordo com Vanusa, o episódio do Hino Nacional "foi a gota" para desencadear uma depressão e ser internada em uma clínica de repouso por um amigo, a pedido da própria cantora.

Em 2009, Vanusa se tornou viral na internet e virou alvo de piadas ao errar a letra do hino durante uma apresentação na Assembleia Legislativa de São Paulo. Na ocasião, a cantora disse que o erro foi culpa de um remédio para labirintite que tinha tomado antes do evento.

"Eu trabalhei muito a minha vida inteira, a minha vida toda trabalhando e trabalhando. Chegou uma hora que me esvaziei, entrei em depressão e conversando com um amigo eu disse: 'ou me interno ou me mato'. Só não sabia onde me internar, se era numa casa de louco...", disse ela em entrevista ao "Vídeo Show", da Globo. "[O episódio do Hino] foi a gota", completou em seguida.

"Eu passei seis meses por lá, caminhava, nadava, fazia exercício e não tinha vontade de sair [da clínica]. Mas saí de lá 'zerada' e fortalecida", comemorou.

Vanusa iniciou a carreira em 1966, apresentando-se na TV Excelsior. Logo passaria a integrar o elenco de "Adoráveis Trapalhões", da TV Record de São Paulo, ao lado de Renato Aragão e Wanderley Cardoso. A cantora emplacou sucessos como "Mundo colorido", "Perdoa", "Eu não quis magoar você" e "Nossa canção". Nos anos 80, ficou em terceiro lugar no Festival de Seul, realizado na Coréia do Sul, com "Mágica loucura". Foi casada com o cantor Antonio Marcos, com quem teve Aretha. Também é mãe de Rafael, fruto de seu relacionamento com o ator Augusto César Vannucci, e Amanda.

A cantora Vanusa imprimiu a sua marca e ficou nacionalmente conhecida graças ao sucesso de canções como "Paralelas" e "Manhãs de Setembro".