Topo

Testemunha relata como tentou ajudar vítima em acidente de Boechat

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

11/02/2019 17h10

Uma testemunha do acidente de helicóptero que matou o jornalista Ricardo Boechat, nesta segunda-feira (11), relatou para a Band os momentos de tensão. Leiliane Rafael da Silva estava com o marido em uma moto, passando pela Rodovia Anhanguera, sentido Cajamar, quando percebeu a aeronave voando baixo em sua direção.

"Assim que o helicóptero desceu, eu vi uma pessoa caindo na pista. Na hora, vinha uma carreta e bateu na lateral do helicóptero, tanto que a porta passou por dentro do vidro do motorista do caminhão", relatou a testemunha em entrevista exibida durante o programa Brasil Urgente.

Leiliane contou que, após atingir o caminhão, a aeronave acertou o muro de proteção da pista e ficou em cima da pessoa que havia caído do helicóptero. Em seguida, houve a primeira explosão. "Eu fui a primeira pessoa a chegar. Eu tirei o moço do caminhão e corri para trás para ver se tinha alguém vivo. Tinha uma pessoa na pista e, quando cheguei perto, ela estava chamando com a mão."

Questionada pela jornalista se a vítima era Boechat, a testemunha confirmou. "Ele estava debaixo de uns pedaços do helicóptero. Eu ia pegar na mão dele, e veio uma pessoa e disse para não pegar, porque ele poderia me jogar para dentro do fogo. Aí [o helicóptero] pegou fogo de novo e explodiu".

A informação da morte de Boechat foi confirmada ao vivo, na Band, pelo apresentador José Luiz Datena. O piloto da aeronave, que tentava fazer um pouso de emergência quando foi atingida pelo caminhão, também morreu no acidente.

"É um momento muito triste para o Grupo Bandeirantes. O Boechat era o maior jornalista do país pela sua coragem, pela sua forma de combater a corrupção, as injustiças. Era hoje uma das grandes referências da história da televisão brasileira. A gente se pergunta se era essa a forma de terminar", desabafou Datena.