Topo

Simone Gutierrez diz que perdeu papel em filme após emagrecer 46 quilos

Simone Gutierrez em "Joia Rara" (2012) e no lançamento de "Órfãos da Terra" - João Cotta/Globo e Reprodução/Instagram
Simone Gutierrez em "Joia Rara" (2012) e no lançamento de "Órfãos da Terra" Imagem: João Cotta/Globo e Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

18/03/2019 04h00

Simone Gutierrez emagreceu 46 quilos em dois anos e meio e conta que o processo foi lento porque não queria radicalizar na reeducação alimentar.

"Emagreci devagar porque tinha pavor de ir para a mesa cirúrgica e tinha que fazer [uma cirurgia] na tireoide. Tenho dois cistos, estava com medo disso afetar minha voz, eu sou cantora também. Perguntei para a médica o que deveria fazer pra não operar: 'Emagrecer', ela disse. Então, foi sem cobrança de tempo, precisava emagrecer pra mim, não tinha que dar satisfação pra ninguém, se eu perdia um quilo ou meio quilo", contou a atriz de 42 anos.

Mais magra, ela conta que se sente muito mais saudável e que chegou a perder trabalhos por causa disso.

"A única coisa que não aceitaria, e não é pela estética, mas pela saúde, é engordar novamente para um trabalho. Eu tinha sido escalada para fazer um filme e perdi o papel porque emagreci, foi a primeira vez que chorei porque perder um trabalho porque estava magra. Chamava 'Gostosas, Lindas e Sexies'."

"Eles falaram que eu teria que engordar pelo menos dez quilos. Neguei por questão de saúde. O dinheiro que ganharia no filme teria que gastar no hospital", explicou.

"É uma escolha mesmo, perdi trabalhos, mas também ganhei saúde e outros papéis. Depois, no 'Xilindró', no Multishow, virei a gostosa do programa. Antes era a gorda engraçada", completa.

Simone diz que o segredo de perder peso de forma saudável é não ter uma relação de inimiga com a comida.

"Não foi torturante, não perdi o prazer de comer. Falei pra minha endocrinologista: 'De manhã preciso comer pão com manteiga molhado no café, senão não vou ser feliz'. Fui me interessando por cardápios, o que dava para adaptar e o que não era muito 'trash' para comer à noite. Fiz uma reeducação alimentar e o mais importante foi que eu diminuí muito a quantidade", ensina.

No início da reeducação, ela comia metade do prato e guardava a outra metade para o jantar. Ela passou ainda a fazer exercícios aeróbicos com frequência. "Seu cérebro vai computando o quanto é necessário você comer. Não cortei nenhum alimento porque não lido muito bem com restrição. Sou igual criança: falou que não pode comer, daí que eu quero comer mesmo."

Gutierrez está no elenco de "Órfãos da Terra", próxima novela das seis, de Thelma Gueder e Duda Rachid, que estreia dia 2 na Globo. Ela será Aline Nasser, casada com Caetano (Glicério de Rosário), mãe de dois meninos, que sonha em ter uma menina e acaba adotando uma refugiada síria.

"Essa vontade de ser mãe ainda não bateu em mim. Acho que é uma responsabilidade muito grande você criar um filho, ser responsável por uma pessoa. Nunca digo nunca, mas isso ainda não faz parte de mim. Quando acontecer, não precisa sair de mim, sou completamente a favor da adoção. Se eu não puder ter mais filho, com certeza eu adotaria porque acho que o amor é o que vale."