Atriz diz que precisou alisar cabelo por trabalho: "Queriam cara de rica"
Da caracterização de Giovana Cordeiro, a Moana de "Verão 90", o que mais chama atenção é o cabelão, bem encaracolado e com franja, estilo que estava na moda entre os anos 1980 e 1990, período retratado na trama. Mas nem sempre a atriz de 22 anos pode ostentar seu cabelo natural. Dos 13 aos 17 anos, período em que trabalhou como modelo, ela alisou os fios com produtos químicos.
"Nunca achei meu cabelo feio, achei que dava trabalho e o liso era considerado mais bonito. Fiz a última progressiva aos 17 e depois comecei a transição [capilar]. Quando eu fazia chapinha e ia para o colégio todos falavam: 'Uau, você está linda, mais bonita'. Aí você começa a acreditar naquilo. Todo mundo estava alisando na época", contou Giovana.
Quando resolveu ter os cabelos naturais de volta, no entanto, a atriz enfrentou resistência dos lugares onde trabalhava e ouviu pedidos e comentários inconvenientes sobre as madeixas.
"Quando comecei a transição foi quando comecei a passar em testes. Encontrei meu perfil, uma beleza que combinasse mais com minha fisionomia. Mas já ouvi que tinha que prender porque estava muito cheio. Uma vez no trabalho me perguntaram: 'Você pode voltar a vir de cabelo liso, fica mais sofisticado'. Essa mulher achava que eu ficava com cara de rica de cabelo liso", explicou Giovana, que teve que acatar o pedido para fazer o trabalho.
"Voltei, tinha 17 anos, precisava de dinheiro e aceitei. Nesse trabalho aceitei muitas coisas".
Segundo Giovana, em casa, além dela, a mãe e uma irmã também pararam de alisar os cabelos. Nas redes, a atriz também influencia quem quer voltar a ter cabelos cacheados.
Eu tinha resistência em falar de cabelo no Instagram, mas isso mudou. Meninas também já me pararam na rua e se emocionaram ao falar que se sentem representadas. Entendi que não é uma coisa fútil, superficial. Estamos falando de representatividade e autoestima."
Parceria
Em "Verão 90", Moana é a amiga apaixonada por João, personagem de Rafael Vitti, com quem ela já trabalhou em "Rock Story". A atriz comemorou mais uma parceria com o colega e amigo, que segundo ela está mais maduro por conta da paternidade. Rafael será pai da filha que espera com Tatá Werneck.
"Temos intimidade, sabemos como um joga com o outro. O Rafa está muito mais maduro, vai ser pai, uma nova fase. É muito legal de ver. Digo a ele: 'Como você amadureceu!'", conta a atriz, que estreava em novelas à epoca, após uma participação na série "Dois Irmãos" (2017).
"Sou grata por ele porque em 'Rock Story' cheguei para uma participação, nervosa e lembro de quem me abraçou. Fico feliz com o reconhecimento que ele está tendo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.