Topo

Televisão


Palmirinha chora ao reencontrar Ana Maria Braga na TV: "Hoje posso morrer"

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

19/04/2019 09h41

Quase 20 anos após o "Note e Anote", programa da Record, Palmirinha Onofre reencontrou Ana Maria Barga na televisão. A cozinheira participou hoje do "Mais Você", da Globo. E ganhou todas as honrarias. Para começar, a cozinheira entrou no estúdio por um tapete vermelho.

Não demorou muito para Palmirinha e Ana Maria Braga se emocionarem. "É muita saudade, Aninha", disse Palmirinha, chorando. "Tá bonita, cheirosa", declarou Ana. "Hoje eu posso morrer", disparou a cozinheira. "Que morrer, coisa nenhuma!", respondeu Ana.

Depois de ver um vídeo que relembrava sua carreira, a cozinheira voltou a chorar. "Foi muito sofrimento, né, Aninha? Muitas portas se fechando. Quando entrei para trabalhar com você foi onde fui crescendo", disse ela.

Em um momento raro na Globo, Ana Maria relembrou o programa da Record, inclusive citando a emissora e o programa nominalmente. "No primeiro dia que ela chegou não entendia de televisão. Chegou assustada, mas aprendeu rapidinho", afirmou Ana.

Nas redes sociais, o reencontro das duas foi muito comemorado, com o nome de Palmirinha chegando ao primeiro lugar nos assuntos mais comentados no Twitter.

Histórias de vida

Ana propôs um jogo com Palmirinha no qual ela mostrava comidas específicas e pedia que ela relatasse que momento de sua vida cada uma delas relembrava. Em um determinado momento, ela mostrou empadinhas para a cozinheira, que lembraram a entrada dela na televisão.

"Ela foi lá na época, mostrou a receita e um monte de gente no Brasil a fora ainda ganha dinheiro com a receita da empadinha da Palmirinha. A gente transformou a culinária em um negócio. Acho que empoderamento é isso. Ela saber que pode se sustentar e ganhar o dinheiro dela e que não está subjugada ao trabalho do marido. Tem um monte de mulheres que não saem de casa e que são, como a Palmirinha, maltratadas", declarou Ana.

"Sabe, Aninha. Eu sofri bastante, mas eu agradeço ao meu marido por ter me dado minhas três filhas. Cheguei até agora por elas", disse Palmirinha.

Homenagens

Palmirinha ainda recebeu diversas homenagens, não só de Ana Maria, mas também de suas filhas e netos, que enviaram depoimentos por meio de vídeos. "É muita emoção", disse ela, chorando novamente.

A cozinheira ainda trouxe uma caixa de camafeus de nozes para presentear a apresentadora.

A trajetória de Palmirinha Onofre na televisão começou com Ana Maria Barga na Record. Depois, ela virou apresentadora de programas em outras emissoras, como Gazeta e FOX, onde apresentou o "Programa da Palmirinha" e até no próprio Grupo Globo, no GNT, onde é jurada do "Chef ao Pé do Ouvido".

Televisão