PUBLICIDADE
Topo

Além de Mel Maia: conheça as joias do lixão de Avenida Brasil

Mãe Lucinda (Vera Holtz) conversa com seus "filhos" no lixão em Avenida Brasil - Alex Carvalho/TV Globo
Mãe Lucinda (Vera Holtz) conversa com seus "filhos" no lixão em Avenida Brasil Imagem: Alex Carvalho/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

08/12/2019 04h00

Quem disse que do lixo só se extrai lixo? Pois a Globo descobriu joias no lixão de Avenida Brasil (2012). Na novela, reprisada atualmente em Vale a Pena Ver de Novo, o público pode rever atores mirins em início de carreira que ainda hoje, sete anos depois, estão brilhando na TV.

Mel Maia é uma delas. A intérprete de Rita (em quem Carminha sempre botava a culpa de seus problemas) é o caso mais famoso de ascensão a partir do lixão —um dos cenários onde a novela se passava. Outros atores começaram trabalhando para Mãe Lucinda (Vera Holtz) e Nilo (José de Abreu), catadores de lixo na ficção, e acabaram conquistando espaço em outras produções.

Onze atores mirins atuaram no depósito de Avenida Brasil, seja na primeira fase (com Rita e seu namorado, Batata) seja na segunda, como Picolé (João Fernandes) e mais crianças. Veja quatro atores que foram do lixo ao luxo nas novelas:

Mel Maia em Avenida Brasil e em A Dona do Pedaço - Montagem/UOL/João Miguel Júnior/TV Globo - Montagem/UOL/João Miguel Júnior/TV Globo
Imagem: Montagem/UOL/João Miguel Júnior/TV Globo

Mel Maia

Rita eternizou Mel Maia, hoje com 15 anos, como uma das principais revelações de Avenida Brasil. Mesmo aparecendo apenas na primeira semana, a pequena caiu no gosto do telespectador ao brigar com a madrasta (com direito a cusparada) e provocou emoção quando foi jogada no lixão onde a megera passou a infância. O papel curto, porém marcante, rendeu à atriz prêmios e uma grande projeção na Globo, onde depois atuou em novelas como Joia Rara (2013), Além do Tempo (2015) e a atual A Dona do Pedaço.

João Fernandes em Avenida Brasil e em Malhação - Toda Forma de Amar - Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo - Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo
Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo

João Fernandes

João Fernandes já tinha feito quatro novelas na Globo, mas explodiu em Avenida Brasil como Picolé, parceiro de Jorginho (Cauã Reymond) e namorado de Miluce (Gabriella Saraivah). Depois de sair do lixão, nunca mais deixou a TV e emendou séries e novelas (as mais recentes: O Tempo Não Para e Malhação - Toda Forma de Amar).

O mais novo projeto do ator, hoje com 20 anos, é a paternidade: "É muito uma coisa social, isso de ter uma idade mínima para ser pai. Foi muito gostosa a paternidade, porque eu tinha esse sonho. Posso dar a minha palavra que é muito legal, não existe arrependimento", afirmou ao UOL.

Gabriella Saraivah em Avenida Brasil e em Éramos Seis - Montagem/UOL/Reprodução/Raquel Cunha/TV Globo - Montagem/UOL/Reprodução/Raquel Cunha/TV Globo
Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/Raquel Cunha/TV Globo

Gabriella Saraivah

A atriz entrou em Avenida Brasil após não ter passado no teste para ser filha de Fernanda Vasconcellos e Rafael Cardoso em A Vida da Gente (2011). A reprovação só fez bem para a artista mirim, que interpretou Miluce, "filha" de Mãe Lucinda. Ela se destacou ao repetir a cena de Rita e Batata e se casou no lixão com Picolé. Depois, interpretou Tati no remake de Chiquititas (2013), no SBT, e recentemente, de volta à Globo, participou da primeira fase de Éramos Seis, como a personagem Inês.

MC Jottapê em Avenida Brasil e atualmente - Montagem/Reprodução/TV Globo/Instagram/jottape - Montagem/Reprodução/TV Globo/Instagram/jottape
Imagem: Montagem/Reprodução/TV Globo/Instagram/jottape

Jottapê

MC Jottapê, um dos cantores mais famosos da atual cena funk, ainda nem tinha nome artístico em 2012, quando apareceu na TV como Jerônimo em Avenida Brasil. O garoto —que usava o nome João Pedro Carvalho— ganhou destaque na novela por ser comparsa de Nilo e dedurar as aparições de Nina (Débora Falabella) e Jorginho (Cauã Reymond) no depósito de lixo. Como Gabriella Saraivah, atuou em Chiquititas e, recentemente, publicou um vídeo da atriz dançando sua música, Eterna Sacanagem. Amizade para além do lixão!

Televisão