Topo

Além de Mel Maia: conheça as joias do lixão de Avenida Brasil

Mãe Lucinda (Vera Holtz) conversa com seus "filhos" no lixão em Avenida Brasil - Alex Carvalho/TV Globo
Mãe Lucinda (Vera Holtz) conversa com seus "filhos" no lixão em Avenida Brasil Imagem: Alex Carvalho/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

08/12/2019 04h00

Quem disse que do lixo só se extrai lixo? Pois a Globo descobriu joias no lixão de Avenida Brasil (2012). Na novela, reprisada atualmente em Vale a Pena Ver de Novo, o público pode rever atores mirins em início de carreira que ainda hoje, sete anos depois, estão brilhando na TV.

Mel Maia é uma delas. A intérprete de Rita (em quem Carminha sempre botava a culpa de seus problemas) é o caso mais famoso de ascensão a partir do lixão —um dos cenários onde a novela se passava. Outros atores começaram trabalhando para Mãe Lucinda (Vera Holtz) e Nilo (José de Abreu), catadores de lixo na ficção, e acabaram conquistando espaço em outras produções.

Onze atores mirins atuaram no depósito de Avenida Brasil, seja na primeira fase (com Rita e seu namorado, Batata) seja na segunda, como Picolé (João Fernandes) e mais crianças. Veja quatro atores que foram do lixo ao luxo nas novelas:

Mel Maia em Avenida Brasil e em A Dona do Pedaço - Montagem/UOL/João Miguel Júnior/TV Globo - Montagem/UOL/João Miguel Júnior/TV Globo
Imagem: Montagem/UOL/João Miguel Júnior/TV Globo

Mel Maia

Rita eternizou Mel Maia, hoje com 15 anos, como uma das principais revelações de Avenida Brasil. Mesmo aparecendo apenas na primeira semana, a pequena caiu no gosto do telespectador ao brigar com a madrasta (com direito a cusparada) e provocou emoção quando foi jogada no lixão onde a megera passou a infância. O papel curto, porém marcante, rendeu à atriz prêmios e uma grande projeção na Globo, onde depois atuou em novelas como Joia Rara (2013), Além do Tempo (2015) e a atual A Dona do Pedaço.

João Fernandes em Avenida Brasil e em Malhação - Toda Forma de Amar - Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo - Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo
Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo

João Fernandes

João Fernandes já tinha feito quatro novelas na Globo, mas explodiu em Avenida Brasil como Picolé, parceiro de Jorginho (Cauã Reymond) e namorado de Miluce (Gabriella Saraivah). Depois de sair do lixão, nunca mais deixou a TV e emendou séries e novelas (as mais recentes: O Tempo Não Para e Malhação - Toda Forma de Amar).

O mais novo projeto do ator, hoje com 20 anos, é a paternidade: "É muito uma coisa social, isso de ter uma idade mínima para ser pai. Foi muito gostosa a paternidade, porque eu tinha esse sonho. Posso dar a minha palavra que é muito legal, não existe arrependimento", afirmou ao UOL.

Gabriella Saraivah em Avenida Brasil e em Éramos Seis - Montagem/UOL/Reprodução/Raquel Cunha/TV Globo - Montagem/UOL/Reprodução/Raquel Cunha/TV Globo
Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/Raquel Cunha/TV Globo

Gabriella Saraivah

A atriz entrou em Avenida Brasil após não ter passado no teste para ser filha de Fernanda Vasconcellos e Rafael Cardoso em A Vida da Gente (2011). A reprovação só fez bem para a artista mirim, que interpretou Miluce, "filha" de Mãe Lucinda. Ela se destacou ao repetir a cena de Rita e Batata e se casou no lixão com Picolé. Depois, interpretou Tati no remake de Chiquititas (2013), no SBT, e recentemente, de volta à Globo, participou da primeira fase de Éramos Seis, como a personagem Inês.

MC Jottapê em Avenida Brasil e atualmente - Montagem/Reprodução/TV Globo/Instagram/jottape - Montagem/Reprodução/TV Globo/Instagram/jottape
Imagem: Montagem/Reprodução/TV Globo/Instagram/jottape

Jottapê

MC Jottapê, um dos cantores mais famosos da atual cena funk, ainda nem tinha nome artístico em 2012, quando apareceu na TV como Jerônimo em Avenida Brasil. O garoto —que usava o nome João Pedro Carvalho— ganhou destaque na novela por ser comparsa de Nilo e dedurar as aparições de Nina (Débora Falabella) e Jorginho (Cauã Reymond) no depósito de lixo. Como Gabriella Saraivah, atuou em Chiquititas e, recentemente, publicou um vídeo da atriz dançando sua música, Eterna Sacanagem. Amizade para além do lixão!