Topo

Pai de Manu Gavassi rebate críticas: "É a planta mais empoderada do BBB"

Manu Gavassi com o pai, o radialista e jornalista Zé Luiz - Reprodução/Instagram
Manu Gavassi com o pai, o radialista e jornalista Zé Luiz Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

16/02/2020 04h00

Radialista, apresentador, jornalista e pai de Manu Gavassi. Âncora do programa "Do Balacobaco 2.Zé", na 89 FM A Rádio Rock, Zé Luiz se viu do dia para noite como um telespectador assíduo do BBB 20. E como pai de uma participante que está no programa, um novo assunto naturalmente passou a povoar a sua timeline do Twitter: comentar, postar e repostar sobre a cantora e atriz que vem conquistando a web com seu jeitinho que não demorou em ser traduzido nos memes.

Mas como nem tudo são elogios, Manu também é alvo dos haters ou de quem simplesmente não concorda com o seu comportamento na casa. Tem quem diga, por exemplo, que ela é uma "planta" — adjetivo dado aos participantes que não fazem diferença no programa.

"Ela até falou algo como, 'sou uma planta, porém com estilo'. São 250% de aumento na pesquisa de uma palavra que ela falou, um monte de site especializado em empoderamento feminino falando sobre sororidade, eu vejo ela conversando com todo mundo mesmo com quem ela não tem empatia. Se ela fica quieta, ela planta. Se fala, ela é metida. Se canta, está querendo fazer vídeo. Se faz meditação, algo que ela faz e me ensinou, quer aparecer. Então que seja planta. É a planta mais empoderada que conheci no 'Big Brother'", declara. "Vejo os comentários e falam, 'ela está fazendo um personagem! Dou risada e penso, é tudo o mesmo personagem: É a Manoela. Ela parece mesmo um personagem", diz.

Zé Luiz é um usuário ativo do Twitter e gosta de compartilhar sobre a filha no reality da Globo. Mas nem por isso ele leva as discussões tão a sério. Quando há falta de respeito, então, ele não perde tempo.

"Já vi um monte [de ofensas], mas passo batido. A rede social cria uma falsa ilusão de intimidade. Na rádio eu também levo muita bordoada no Twitter. Tem pessoa que não adianta nem conversar porque ela não quer entender, ela quer reforçar. Se você concordar ela vai achar o máximo, mas se pedir para pensar... Ela não vai parar porque ela não quer. Evito esse tipo de conflito. Prefiro a vibe da coisa boa, do amor. E por isso quase não me envolvo em votação. Vou me envolver quando a Manoela estiver no paredão. Eu acredito muito no orgânico porque as cartas estão na mesa", afirma.

Algo que mexe com os ânimos do apresentador, que acompanha a tudo pelo pay-per-view, é quando ele vê a filha passando por algum momento difícil. Foi assim recentemente, antes de uma festa.

Como pai dói algumas situações. Aqui você sabe de tudo e lá eles estão perdidos. Sou aquele que vai dormir, ligo a TV e mando beijo: 'filha, papai te ama. Continue sendo você mesma'. Teve um dia que ela ficou muito triste e aquilo me destruiu. A sorte é que ela reverte e depois ficou tudo bem. Uma das coisas que ela mais sentiria falta era de um instrumento. E ela tocou violão na festa. Ali eu vi que faria bem para ela.

Machismo no programa

Manu Gavassi, a fada sensata do BBB 20 -  -
Manu Gavassi, a fada sensata do "BBB 20"
Manu Gavassi virou um exemplo de empoderamento feminino no "BBB" junto a outras participantes como Marcela McGowan, Gizelly Bicalho e Thelma Assis. Representa a "fada sensata" no jargão da web. Zé Luiz não chega a se surpreender quando vê a filha dar lição sobre feminismo ou posicionando-se contra o grupo de participantes machistas, mas ele chama atenção para a importância de não passar pano quando os mesmos problemas continuam sendo reproduzidos dentro do confinamento. O radialista cita um discurso de Rafa Kalimann aceitando o pedido de desculpas de Felipe Prior e Hadson Nery.

"Quando eu vi a Rafa falando eu pensei, não, menina. É lógico que todo mundo erra, mas é importante reconhecer o erro, pedir desculpa. Mas nenhum deles fez isso. O cara pede desculpa e depois faz a mesma coisa. Hoje já me mandaram o Prior falando mal da Manu. A própria Rafa falou em uma conversa falou sobre perdão. Por isso me causou estranheza porque a acho extremamente inteligente e carismática. Gosto muito dela, mas essa fala ficou esquisita, talvez nem ela tenha percebido. Mas cada um tem a sua verdade", afirma.

O plano de uma parte dos brothers de desestabilizar mulheres comprometidas surpreendeu o radialista negativamente: "É muito sério. Na hora eu falei, olha o nível desses caras, pelo amor de Deus. Eles querem estragar a vida de duas meninas que são casadas. É feio, criminoso".

O convite para o "BBB": "Entrei em pânico"

Manu Gavassi chamou o pai para um almoço. O objetivo era contar que ela havia aceitado o convite para entrar no BBB. Zé Luiz quase caiu da cadeira de tensão pelo início daquela conversa.

Ele me falou, 'vou te contar uma coisa, mas fica tranquilo. Não vai surtar. Já entrei em pânico. Sabe aquele convite lá do 'Big Brother'? Pensei melhor e vou aceitar. Falei, caramba, Manoela, achei que você estava com algum problema sério, até alguma coisa de saúde. Dei apoio total porque eu sabia o que ela pretendia, de ser ela mesma. Disse para ela, entra com a sua verdade e no que você acredita. Eu sou pai, mas brinco que deve ser muito legal ser amigo dela porque ela é muito engraçada

Os torcedores famosos do "BBB 20"

Além do radialista Zé Luiz, outras figuras conhecidas do público vêm se engajando nas redes sociais neste BBB 20 — que conta com os (quase) famosos influenciadores digitais. Bruna Marquezine, Bruno Gagliasso e Jonas Sulzbach são algumas das personalidades mais ativas.

Bruna Marquezine

Bruna Marquezine - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Imagem: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
A atriz é amiga de Manu Gavassi desde 2014, quando elas contracenaram na novela "Em Família", da Globo. Com a participação da cantora no programa, Marquezine passou a acompanhar o que ela faz quase que por 24 horas pelo pay-per-view.

Em seu Instagram, ela não só mostra o que acontece na casa como reage ao que assiste com indignação, risos, raiva e emoção. A expectativa é de que, com milhões de fãs, a atriz faça a diferença em um eventual paredão enfrentado por Manu.

Bruno Gagliasso

Bruno Gagliasso -  -

O ator costuma usar de ironia para comentar o "BBB 20". Nesta edição, ele já declarou que está contra os homens e apoiando as mulheres. Mas às vezes Gagliasso até tenta ser engraçado — e maioria pode dizer que ele não conseguiu:


E o BBB caiu nas graças até de Giovanna Ewbank, segundo o maridão.


Jonas Sulzbach

Jonas e Mari -  -
Ele é ex-BBB e marido da ex-panicat Mari Gonzalez, que está confinada no reality show. Jonas costuma usar suas redes sociais para declarar todo o seu amor pela sister, mas também para desabafar e defendê-la com unhas e dentes quando necessário.

O ex-BBB já chegou até a chorar de revolta após um comentário controverso sobre zoofilia.

"É muita injustiça o que vocês estão fazendo com a Mari, uma falta de interpretação. Eu não tenho mais vida desde que saiu essa p**** de vídeo, parem de incitar o ódio. A gente ama animais", disse Jonas em um dos trechos do vídeo, chorando. A publicação foi removida de sua conta dias depois.