Topo

Preta Gil e outros famosos se manifestam contra o racismo nas redes sociais

Preta Gil se manifesta sobre atos racistas -  Reprodução/Instagram
Preta Gil se manifesta sobre atos racistas Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

01/06/2020 19h26

Preta Gil e outros artistas fizeram hoje diversas manifestações antirracistas nas redes sociais. Os atos são motivados pela morte de George Floyd, vítima de violência policial nos Estados Unidos, e também do jovem João Pedro, no Brasil.

"Não podemos assistir a isso tudo calados, tá errado! A escalada fascista cresce a olhos vistos de todos e o racismo estrutural vem sendo filmado e exposto para quem insiste em negá-lo. A hora de nos unirmos é agora, estamos do lado certo da luta e isso é libertador", escreveu Preta Gil.

A cantora Elza Soares também fez um desabafo e citou a música "A Carne". "Dói muito ver que nada mudou, mas doerá mais ainda nos racistas ao entenderem que nós mudamos e não os deixaremos impunes. Parem de nos matar".

Gilberto Gil publicou um vídeo no qual aparece cantando a música "Haiti", que compôs com Caetano Veloso.

Quando voce? for convidado pra subir no adro da Fundac?a?o Casa de Jorge Amado Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos Dando porrada na nuca de malandros pretos De ladro?es mulatos E outros quase brancos Tratados como pretos So? pra mostrar aos outros quase pretos (E sa?o quase todos pretos) E aos quase brancos pobres como pretos Como e? que pretos, pobres e mulatos E quase brancos quase pretos de ta?o pobres sa?o tratados E na?o importa se olhos do mundo inteiro possam estar por um momento voltados para o largo Onde os escravos eram castigados E hoje um batuque, um batuque com a pureza de meninos uniformizados De escola secunda?ria em dia de parada E a grandeza e?pica de um povo em formac?a?o Nos atrai, nos deslumbra e estimula Na?o importa nada Nem o trac?o do sobrado, nem a lente do Fanta?stico Nem o disco de Paul Simon Ningue?m Ningue?m e? cidada?o Se voce? for ver a festa do Pelo? E se voce? na?o for Pense no Haiti Reze pelo Haiti O Haiti e? aqui O Haiti na?o e? aqui ? E na TV se voce? vir um deputado em pa?nico Mal dissimulado Diante de qualquer, mas qualquer mesmo Qualquer qualquer Plano de educac?a?o Que parec?a fa?cil Que parec?a fa?cil e ra?pido E va? representar uma ameac?a de democratizac?a?o do ensino de primeiro grau E se esse mesmo deputado defender a adoc?a?o da pena capital E o venera?vel cardeal disser que ve? tanto espi?rito no feto E nenhum no marginal E se, ao furar o sinal, o velho sinal vermelho habitual Notar um homem mijando na esquina da rua sobre um saco brilhante de lixo do Leblon E quando ouvir o sile?ncio sorridente de Sa?o Paulo diante da chacina ? 111 presos indefesos Mas presos sa?o quase todos pretos Ou quase pretos Ou quase brancos quase pretos de ta?o pobres E pobres sa?o como podres E todos sabem como se tratam os pretos E quando voce? for dar uma volta no Caribe E quando for trepar sem camisinha E apresentar sua participac?a?o inteligente no bloqueio a Cuba Pense no Haiti Reze pelo Haiti ? O Haiti e? aqui O Haiti na?o e? aqui . . . "Haiti" - Gilberto Gil e Caetano Veloso #VidasNegrasImportam #BlackLivesMatter

A post shared by Gilberto Gil (@gilbertogil) on

O rapper Baco Exu do Blues publicou vídeo de Malcolm X em seu perfil no Instagram e comentou: "Sobre viole?ncia policial. É uma profecia".

sobre viole?ncia policial e uma profecia

A post shared by Baco Exu do Blues (@exudoblues) on

Anitta também publicou a arte que representa as manifestações nas redes sociais.

A post shared by Anitta (@anitta) on

Os ex-participantes do BBB 20, Thelma e Babu, que levantaram debates sobre racismo durante o reality show, também se manifestaram.

George Floyd, de 40 anos, morreu no dia 25 de maio depois de ter sido imobilizado durante uma abordagem policial violenta na cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota.

No Brasil, João Pedro morreu dia 18 de maio, ao ser atingido por uma bala de um fuzil durante uma operação da Polícia Civil e da Polícia Federal no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.