Topo

Ludmilla sobre ataque racista: 'Vai ter preta em posição de destaque, sim'

Ludmilla: "O povo preto é potência e resistência" - Reprodução/Instagram
Ludmilla: 'O povo preto é potência e resistência' Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

17/06/2020 16h22

Ludmilla se posicionou hoje sobre os ataques racistas que tem sofrido nas redes sociais desde segunda-feira (15). Respondendo a uma publicação do perfil Potências Negras, no Instagram, a cantora disse que "o povo preto é consciência e resistência" e afirmou que continuará lutando contra o preconceito racial.

A página antirracista publicou imagens de Ludmilla e a defendeu. "Apesar de todas as credenciais, essa mulher preta de excelência ainda é alvo de um racismo cruel. (...) Ludmilla, saiba que o povo preto está com você", diz o post.

A cantora agradeceu a nota de solidariedade e escreveu: "O povo preto é potência e resistência. O racismo criminoso é uma tentativa de tirar nossa humanidade. Só que a gente não vai se calar e não vai abaixar a cabeça. Tenho orgulho e consciência do lugar que ocupo. Quando falo, não é só por mim, mas por todos nós, que sofremos diariamente com o racismo. Além de continuar denunciando, vou continuar fazendo meu trabalho como venho fazendo. Porque, aceitem, vai ter preta em posição de destaque, sim!".

A dançarina Brunna Gonçalves, mulher de Ludmilla, também se pronunciou sobre os ataques à parceira. Ela compartilhou o post do perfil Potências Negras e opinou: "Só de sermos mulheres, já somos excluídas e descriminadas. Imagina sendo uma mulher, PRETA e GAY! Fiz questão de escrever estas palavras em caixa alta para vocês perceberem que não há vergonha alguma nisso. Eu tenho muito orgulho dessa mulher preta, a minha mulher".

Grande parte das ofensas tem partido de supostos fãs de Anitta, por causa de desentendimentos pessoais entre as duas cantoras. Hoje, Anitta criticou os ataques por meio da função stories do Instagram. "Criminosos covardes que se dizem meus fãs propagando mensagens de racismo e injúria racial nas redes sociais. Já disse e repito: isso é abominável e inadmissível!", disse a cantora.

Lud já havia comentado sobre o crime em seu Twitter, na segunda (15). Uma pessoa se referiu à cantora como "neguinha nojenta" e disse que ela precisava "de umas belas chicotadas". Ela então rebateu: "Vou enfiar o chicote no teu c*, racista".