Topo

Malu fala de live de Daniela no dia do orgulho LGBTQ+: 'Única e icônica'

Daniela Mercury (à esq.) canta em live do dia do orgulho LGBTQ+ - Reprodução/YouTube
Daniela Mercury (à esq.) canta em live do dia do orgulho LGBTQ+ Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

29/06/2020 08h17

Malu Verçosa assinou um texto elogiando a mulher, a cantora Daniela Mercury, por fazer uma transmissão ao vivo no dia do orgulho LGBTQ+, que foi comemorado ontem. Com formação em jornalismo, Malu tentou descrever o que sentiu durante a live, que caracterizou como "única e icônica".

"Ela entrou no palco, ops, na nossa sala, reinando absoluta depois de um vídeo emocionante de nossas meninas falando sobre ter duas mães. Senti orgulho mais uma vez. Uau! Ensinamos tudo isso? Que consciência de mundo e de igualdade que elas têm. Com certeza, fizeram muita gente refletir sobre o amor entre pessoas do mesmo sexo e suas crias", escreveu.

"Ter família sendo lésbica era, até poucos anos atrás, um sonho impossível. Mostrar o sonho impossível ali, na tela da sua TV, trás representatividade para milhares de pessoas em todo o mundo. Mostrar para você, que está apaixonado por uma pessoa do mesmo sexo, que você pode ter sim uma família", disse ainda.

Patriotismo

Malu ainda notou que Daniela apareceu na live com uma roupa estampada com a bandeira do Brasil, e destacou uma frase da cantora: "Essa bandeira é de todos os brasileiros, e hoje está na nossa luta do orgulho LGBTQIA+, porque hoje o canto é da diversidade". Para Malu, esta foi a forma da mulher "tomar para si o tal 'patriotismo'".

"O Brasil é assim: diverso, acolhedor, solidário, formado por diferentes tipos de pessoas e muito respeitoso com as opções do outro. E assim ela seguiu fazendo discursos profundos, em frases curtas, com muita emoção, convidando o público à reflexão. Nas palavras, generosidade! Nas falas, inteligência e força! No repertório, alegria e muitos simbolismos. Ela é demais. Como cantou lindo!", se orgulhou.

Cenário com história

Malu descreveu então a decoração da transmissão ao vivo, enumerando os figurinos e itens marcantes da carreira de Daniela pendurados por ali: "Tinha as luvas do Canto da Cidade, tinha o vestido de 30 metros de comprimento que foi para o trio elétrico, tinha o figurino da Rainha Má, o do DVD Baile Barroco, tinha o Ilê Aiye... tinha uma história de vida , reconhecida milimetricamente pelos fãs naquele cenário cheio de cores e extremamente acolhedor e livre".

"Estavam ali expostos [também] nada menos do que os nossos vestidos de noiva! Eles saíram do armário. Lembro de cada segundo do dia que casamos com eles, aqui mesmo na nossa casa, no mesmo cenário de hoje. Senti frio na barriga ao tirá-los do armário e vestí-los nos manequins, junto com nossas meninas", admitiu.

As filhas

O texto de Malu ainda cita as filhas das duas, que participaram da live dançando. "Viraram bailarinas durante a quarentena! Ok. Bailarinas é um pouco demais. Risos. Mas que estão uma graça, estão. Bela, pequenina, Rouba a cena. Mas Alice e Marcinha estão reinando também. Cheias de disposição para aprender o novo e entrar no palco da família, fincando o território do amor com estacas profundas", descreveu.

"Abrir nossa casa hoje foi tão libertador quanto o dia do anúncio que fizemos quase oito anos atrás. E liberdade é algo que não dá para descrever. Assim como a coragem dela, naquela época e hoje. Daniela é artista, é uma das mais expressivas cantoras de todas as gerações, é uma intérprete única, com um talento incomparável. Estaria eu apaixonada?", brincou ainda.