Topo

Paulinho, vocalista do Roupa Nova, morre aos 68 anos no Rio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/12/2020 21h44

Paulo César Santos, mais conhecido como Paulinho, morreu hoje aos 68 anos em decorrência de complicações ocasionadas pela covid-19. O músico era vocalista da banda Roupa Nova. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista.

O cantor estava se recuperando de um transplante de medula óssea realizado há cerca de três meses. Durante o período de reabilitação, ele contraiu a doença causada pelo novo coronavírus e precisou ser internado no início de novembro.

Paulinho começou a sua carreira no Roupa Nova no final da década de 1970, quando o grupo ainda se chama Os Famks, participando da formação original ao lado do tecladista Cléberson Horsth, do baixista Nando e do guitarrista Kiko. A banda ganhou o nome de Roupa Nova apenas em 1980.

Nas décadas em que integrou o grupo, o vocalista interpretou hits como "Canção de Verão", "Whisky a Go-Go", "Volta pra mim" e "A Metade da Maçã". Além do legado com sua voz marcante, Paulinho também chegou a assumir a posição de percussionista da banda fluminense.

Paulinho ainda fez colaborações com diversos nomes da música brasileira, como mais recentemente ao lado da dupla Chitãozinho e Xororó com "Já Nem Sei Mais". Além da colaboração, o músico ainda trabalhou com artistas como Ivete Sangalo, Zélia Duncan, Elba Ramalho e Zezé Di Camargo e Luciano.

O cantor também atuou como compositor do Roupa Nova, assinando canções como "Assim Como Eu" e "Mary Help". A banda chegou a ganhar um Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa em 2009 pela produção do disco "Roupa Nova em Londres".

Paulinho era pai de Pepê Santos, baterista da banda Jamz, e também da cantora Twigg, que participou do álbum comemorativo dos 35 anos de carreira da banda, "Todo Amor do Mundo" (2015).

Roupa Nova homenageia Paulinho

Nas redes sociais, a banda declarou luto pela perda do cantor: "As luzes do palco se apagaram. Infelizmente o nosso querido Paulinho não resistiu. Acabamos de receber a notícia que ele veio a falecer de falência de múltiplos órgãos após ser acometido pela infecção do vírus covid-19", diz a mensagem.

"Paciente decorrente de outras comorbidades, entre elas um transplante de medula óssea devido a um linfoma. Ele teve uma parada cardiorrespiratória hoje, que levou à parada dos órgãos. Nossos agradecimentos a todos que oraram e pediram por ele. Deus o receba de braços abertos!", finaliza a publicação.