Topo

William Bonner faz desabafo no JN: 'Estamos esgrimando com loucos'

William Bonner no Jornal Nacional - Reprodução/GloboPlay
William Bonner no Jornal Nacional Imagem: Reprodução/GloboPlay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/01/2021 20h56

William Bonner fez um desabafo ao vivo no "Jornal Nacional" (TV Globo), de hoje. O âncora do programa defendeu o jornalismo profissional e criticou a gestão da pandemia no Brasil, afirmando que a equipe de notícias estaria "esgrimando com loucos".

"Aí chega aquele momento em que eu, a Renata Vasconcellos, nós aparecemos aqui ao lado do Alan Severiano que está em São Paulo. Você já sabe o que vai acontecer agora. Mas eu queria só lembrar que se nós fazemos isso todo dia é porque nós estamos cumprindo um dever profissional. Nós aqui e todos os jornalistas do planeta Terra", afirmou o apresentador.

Nesse momento, infelizmente, além de dar as notícias, de trazer as informações corretas, nós estamos esgrimando com loucos, com irresponsáveis, com gente que é capaz de entrar num WhatsApp da vida e sair espalhando mentira a bel-prazer, mas as mentiras mais absurdas, crendices. Tem gente que faz isso investido de cargo público. Tem gente que faz isso sistematicamente. Mas a gente aqui, nós jornalistas profissionais, nós não vamos desistir, porque esse é o nosso dever profissional. A gente está defendendo aqui a nossa profissão, mas a gente está defendendo aqui, a sociedade. A nossa, aqui no Brasil, e cada colega nosso jornalista em cada país desse planeta."

"Agora eu vou pedir para vocês que prestem muita atenção nas informações que o Alan está trazendo porque elas foram colhidas por um consórcio de veículos da imprensa, empresas, independentes da imprensa, se juntaram para oferecer para você em diversos meios e veículos, números e informações confiáveis como essas que o Alan vai trazer agora e ele tem uma notícia péssima para trazer para você. A média de casos da pandemia do Brasil também bateu um recorde", concluiu o apresentador antes de introduzir a notícia de que o Brasil volta a ter média de mil mortes por dia.

O relato de Bonner movimentou as redes sociais durante à noite, tornando o nome do jornalista um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Esta não seria a primeira vez que o apresentador fez declarações criticando o governo nacional. O âncora rebateu um pronunciamento de Jair Bolsonaro e chegou a questionar se o presidente havia cumprido o seu dever.