Topo

'Quero que minha filha saiba o que passei', diz Twigs sobre abusos de Shia

30.09.2019 - Shia LaBeouf e FKA Twigs fotografados em Paris durante o namoro - Melodie Jeng/GC Images
30.09.2019 - Shia LaBeouf e FKA Twigs fotografados em Paris durante o namoro Imagem: Melodie Jeng/GC Images

Do UOL, em São Paulo

25/01/2021 15h54

FKA Twigs explicou por que resolveu vir a público com acusações de abuso emocional e físico contra o ex-namorado Shia LaBeouf. Em entrevista ao podcast "Grounded with Louis Theroux", ela disse que seu objetivo de ser mãe no futuro pesou na decisão.

Quando eu for mais velha, e tiver uma filha, quero poder dizer: 'Isso aconteceu comigo, e eu lidei dessa forma'. Se curar de algo como isso em público, na frente de todo mundo, é uma missão gigantesca, mas eu consigo. Eu sou uma mulher crescida, e posso fazer isso."
FKA Twigs sobre motivação para denúncias contra Shia LaBeouf

Twigs, cujo nome de batismo é Tahliah Debrett Barnett, ainda deu na entrevista novos detalhes de como era a relação. Por exemplo: segundo ela, quando conheceu LaBeouf no set do filme "Honey Boy", o namoro parecia que ia dar muito certo.

19.jul.2014 - FKA Twigs se apresenta no Pitchfork Music Festival, no Union Park, em Chicago - Getty Images - Getty Images
19.jul.2014 - FKA Twigs se apresenta no Pitchfork Music Festival, no Union Park, em Chicago
Imagem: Getty Images

"Tivemos um período de lua de mel intenso, que mostrou o quão boas as coisas poderiam ser se eu 'me comportasse bem'. Se você for capaz de seguir todas as regras e exigências de um abusador, pode ser ótimo", comentou.

A partir daí, no entanto, a relação começou a se degradar, com LeBouf "desrespeitando os limites emocionais e espirituais" da parceira, e fazendo com que ela se sentisse "uma namorada horrível".

Twigs recontou incidentes de agressão e ciúme doentio que já haviam sido revelados durante a denúncia original: LaBeouf não deixava que ela olhasse nos olhos de garçons do sexo masculino, exigia que ela o beijasse e o tocasse um número determinado de vezes por dia, etc.

Deixá-lo parecia genuinamente impossível. Eu me senti tão controlada, e tão confusa, e tão rebaixada. O medo de deixá-lo, sabendo o quanto eu teria que trabalhar em mim mesma para voltar a me sentir bem, era simplesmente desesperador."
FKA Twigs sobre relação abusiva

Processo e defesa

Atualmente, corre na justiça de Nova York um processo de agressão contra LaBeouf, encabeçado por Twigs e por outra ex-namorada do ator, Karolyn Pho. A stylist alega vários incidentes similares aos descritos pela cantora durante a relação dos dois.

LaBeouf, por sua vez, não negou todas as acusações: "Eu tenho sido uma pessoa abusiva comigo mesmo e com as pessoas ao meu redor por anos. Tenho um histórico de machucar aqueles que são mais próximos de mim. Sinto vergonha deste histórico, e peço desculpas àqueles que machuquei. Não posso dizer nada além disso".