Deputado Orlando Silva defende Lucas após fala de Nego Di no 'BBB 21'
O deputado federal Orlando Silva (PCdoB) entrou em defesa de Lucas Penteado, participante do BBB 21 (TV Globo). Em publicação no Twitter, Silva afirmou conhecer o brother em confinamento e repudiou as falas do comediante Nego Di dentro da casa. O atual líder do reality show chamou a militância estudantil de Lucas de "defender vagabundo".
Não sou afeito à febre #BBB21, mas abro exceção para um comentário que julgo importante. Conheço o Lucas Penteado desde menino, assim como muitos de seus parentes, da família Penteado, ligados à Vai-Vai, a quase centenária escola de samba do Bixiga", escreveu o deputado.
"Pois dou meu testemunho. Esse garoto, que está sendo chamado de 'defensor de vagabundo' era estudante do Caetano de Campos, uma das mais importantes escolas públicas de São Paulo, quando o governo Geraldo Alckmin inventou de fechar diversos colégios estaduais."
"O governador não contava que enfrentaria uma rapaziada que segue em frente e segura o rojão. Foi aí que a juventude do movimento estudantil, junto a professores e pais, protagonizaram uma das belas e simbólicas batalhas dos últimos anos: a luta pelo direito a estudar."
Silva ainda comentou que Lucas liderou o movimento cívico na instituição, representando o seu grêmio estudantil ao lado de outras lideranças. "O resultado é que a juventude estudantil, da qual Lucas foi uma destacada liderança, impôs uma derrota histórica ao governo do estado e ao neoliberalismo dos tucanos, que governam São Paulo há quase 3 décadas. Por causa deles, as escolas continuam abertas e servindo ao povo."
"Não, isso não é ser vagabundo! Isso é ser um cidadão consciente de seus direitos e que não se curva ao poder plantão. Olho para o Lucas Koka e lembro daquele garoto, hoje um rapaz, sabendo que é mais um jovem negro que sonha e vai atrás! À luta, meu irmão!", finalizou.
Diversas lideranças se manifestaram a respeito da cena no reality show. A presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Rozana Barroso, disse em entrevista ao UOL que a fala de Nego Di é absurda e mostra o desconhecimento dele sobre o movimento estudantil.
A UNE (União nacional dos Estudantes) também se expressou através do perfil do presidente, Iago Montalvão, que classificou a fala do comediante como "absurda".
A cantora e deputada estadual Leci Brandão (PC do B) também rechaçou a fala de Nego Di dizendo que defende os estudantes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.