Topo

Polícia de Londres descarta investigação contra BBC por entrevista de Diana

Martin Bashir entrevista a Princesa Diana no programa "Panorama" - Getty Images
Martin Bashir entrevista a Princesa Diana no programa "Panorama" Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/03/2021 09h57

A Polícia Metropolitana de Londres declarou hoje que não vai investigar alegações de fraude conectadas à entrevista concedida pela princesa Diana à BBC em 1995. A informação é da Variety.

Alex Murray, chefe da Scotland Yard, confirmou em declaração que a polícia recebeu denúncias contra o jornalista Martin Bashir, que conduziu a entrevista.

De acordo com a acusação, ele teria forjado documentos para convencer a princesa a conceder a entrevista — um deles, inclusive, citava o nome de Charles Spencer, irmão mais novo de Diana, que foi quem avisou a polícia sobre o caso.

A denúncia foi cuidadosamente avaliada por detetives especializados. Eles obtiveram conselhos legais dos advogados da Polícia Metropolitana, de outros profissionais de direito, e da promotoria da Coroa. Após essa avaliação detalhada, tendo em vista o que recebemos, determinamos que não é apropriado começar uma investigação no momento. Neste caso, como em todos os outros, reservamos o direito de reavaliar a nossa decisão se novas evidências vierem à tona."
Alex Murray, chefe da Scotland Yard

A entrevista de 1995 de Diana para Bashir foi ao ar pelo programa "Panorama", e trouxe as primeiras declarações da princesa sobre o seu subsequente divórcio do príncipe Charles, que seria finalizado no ano seguinte.

Em novembro do ano passado, a BBC pediu desculpas oficialmente à família real pelo uso de documentos falsos na obtenção da entrevista.

Reveja parte do programa (em inglês):