Topo

Bela Gil relembra parto para falar sobre o direito a licença-maternidade

Bela Gil relembra parto para falar sobre aleitamento materno - Imagem: Reprodução/Instagram@belagil
Bela Gil relembra parto para falar sobre aleitamento materno Imagem: Imagem: Reprodução/Instagram@belagil

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/03/2021 19h37

Bela Gil usou seu Instagram hoje, dia internacional da mulher, para falar sobre um assunto de máxima importância: licença-maternidade no Brasil.

A ativista publicou uma foto de seu parto humanizado e literalmente falou de 'mulher para mulher':

"Mulheres, amigas, lobas e generosas!!! Uma coisa que a gente faz é se doar né? Damos à luz, damos de mamar, damos a ppka (não necessariamente nesta ordem, hahaha). E nessa sociedade em que vivemos, com a sua cultura de apropriação, existe uma brutal apropriação da generosidade feminina", iniciou.

"Muitas vezes, o ato de dar é completamente roubado. Isso a gente vê no estupro, na violência obstétrica e, inclusive, no direito de amamentar o nosso filho. A OMS diz que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses, mas a licença maternidade no Brasil é só de 4 meses. Ou seja, a conta não fecha", disse.

"A mãe DOA o seu tempo, sua saúde física e mental para criar e cuidar da futura força de trabalho para manter o nosso sistema falido girando e poucos lucrando muito com isso. Que tal repensarmos a apropriação dessa generosidade?", finalizou, deixando uma reflexão para seus seguidores.