Topo

Equipe da Globo é surpreendida por tiroteio após assalto a joalheria; veja

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

16/03/2021 11h06Atualizada em 16/03/2021 12h48

Uma equipe do "Encontro com Fátima Bernardes", da TV Globo, foi surpreendida por uma troca de tiros entre assaltantes e policiais militares durante a fuga do roubo a uma joalheria que fica dentro do Barra Shopping, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Fátima Bernardes reagiu no programa de hoje, falando do susto.

No vídeo, é possível ver que a repórter Mona Lisa Duperron conversava com uma mulher quando elas ouvem os disparos e correm para se abrigar. De acordo com a produção do programa, todos estão bem. Pelas redes sociais, a jornalista falou sobre o ocorrido.

"Minha gente, a gente acabou de sair de um tiroteio, fugi na verdade de um tiroteio. Eu estava trabalhando, gravando uma reportagem em frente ao Via Parque [shopping] e de repente a gente ouviu muitos tiros, uns 10 tiros e eu olhei e achei: 'É um pneu? Não, não é um pneu'. Então, percebi que eram tiros e nesse momento todo mundo ficou em pânico e saiu correndo", disse a repórter.

A jornalista falou ainda que conseguiram se abrigar atrás de um carro. "Muita gente passando mal, uma senhora passando mal. Eu passei mal, todo mundo fica numa situação dessa. Por mais que a gente vá se acostumando a viver numa cidade como essa, como o Rio, em que tiroteio não é nada muito fora da rotina", finalizou.

Entenda o caso

No início da tarde de ontem, por volta de 12h50, uma loja que vende joias e relógios de luxo foi assaltada por oito criminosos. Os vendedores conseguiram acionar o alarme, e com a chegada dos seguranças do centro comercial, houve troca de tiros. Sete bandidos conseguiram fugir e um foi baleado e preso. O gerente da loja ficou ferido, mas passa bem.

O vendedor Felipe Lima, de 35 anos, disse que realizava um atendimento quando ouviu os tiros.

granada - Divulgação - Divulgação
Material apreendido após assalto a joalheria no Rio inclui granadas
Imagem: Divulgação

"Foi uma correria, vi pessoas se jogando no chão, tentando se proteger nas pilastras. Eu estava atendendo uma cliente quando ouvi os tiros e me assustei. Eu olhei para o lado de fora e vi todo mundo correndo. Me escondi nos fundos da loja, algumas pessoas chegaram a entrar para se esconder. Eu não sabia o que estava acontecendo, achei que estivessem invadindo o shopping, foi assustador", descreveu.

Em nota, a administração do centro comercial informou que "o gerente foi agredido, recebeu atendimento médico imediato e passa bem. A administração colabora com a investigação em curso".

A fuga

Além da troca de tiros dentro do Barra Shopping, também houve confronto entre os assaltantes e policiais militares no estacionamento. Um carro chegou a ser alvejado por pelo menos 2 disparos.

Na tentativa de fugir dos policiais, um dos criminosos invadiu a Maternidade Leila Diniz, que fica próximo ao centro comercial. Imagens de câmeras de segurança da unidade registraram o homem correndo armado pelos corredores. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o suspeito quebrou o vidro da maternidade para escapar dos agentes.

armado - Reprodução de vídeo - Reprodução de vídeo
Homem armado foge após assalto a joalheria no Rio
Imagem: Reprodução de vídeo

Logo em seguida, ele roubou um carro, mas foi interceptado por policiais militares do Barra Presente, a poucos metros dali. Durante a abordagem houve uma nova troca de tiros e o homem foi baleado no braço. Com ele, os policiais apreenderam duas granadas, munição e uma pistola. O assaltante foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na mesma região, e passou por uma cirurgia. O estado de saúde dele é grave.

De acordo com a Polícia Militar, os demais integrantes da quadrilha roubaram motos para escapar. Agentes fazem buscas por meio de imagens de câmeras de segurança para conseguir identificar todos os autores do assalto.