Topo

Aniversário de 95 anos de Elizabeth 2ª será discreto após morte de Philip

Do UOL, em São Paulo

21/04/2021 04h00

A rainha Elizabeth 2ª completa 95 anos hoje (21), marcando a primeira de suas celebrações sem o príncipe Philip, que morreu no último dia 9, aos 99 anos. A data não será comemorada em respeito à perda do duque de Edimburgo.

Ainda assim, de acordo com o The Telegraph, espera-se que Elizabeth desfrute de um "almoço tranquilo" com parentes próximos no Castelo de Windsor.

A celebração mais íntima acontece apenas quatro dias após o funeral de Philip e segue as restrições em meio à pandemia do novo coronavírus. Os detalhes do encontro, porém, permanecem privados.

Os tabloides britânicos também especulam que a rainha não marcará seu aniversário com uma nova foto oficial.

Embora tenha nascido em abril, as celebrações públicas do aniversário da monarca acontecem em junho, e a data oficial da celebração muda a cada ano. Em 2021, o tradicional desfile chamado "Trooping the Colour" foi cancelado por causa da pandemia e planos alternativos estão sendo considerados.

Confira algumas curiosidades sobre o aniversário da rainha Elizabeth 2ª:

Quando a rainha nasceu?

A Rainha Elizabeth 2ª nasceu em 21 de abril de 1926.

Ela foi a primeira filha do rei George VI e de sua esposa, a rainha-mãe Elizabeth Bowes-Lyon.

Por que ela tem dois aniversários?

2 - Getty Images - Getty Images
Rainha Elizabeth
Imagem: Getty Images

O desfile de aniversário da rainha Elizabeth, chamado "Trooping the Colour", geralmente ocorre em junho, e não no mês real de seu nascimento. A razão é o clima imprevisível do Reino Unido.

A tradição começou em 1748, quando o rei George 2º decidiu — o que não é surpresa para muitos britânicos — que seria muito frio para o evento acontecer na data real de seu aniversário, em novembro.

Quem participa neste ano?

Alguns membros da família real devem se revezar para visitar a rainha em seu aniversário.

Segundo o The Sun, comparecerão ao Castelo de Windsor a princesa Anne, Sofia (Condessa de Wessex), o príncipe Andrew, a princesa Eugenie e seu filho recém-nascido, August, entre outros nomes.

Uma fonte garantiu ao The Mirror: "A rainha não estará sozinha."

Já o envolvimento do príncipe Harry neste plano é incerto. Segundo a imprensa britânica, o filho mais novo de Diana e Charles atrasou seu retorno aos Estados Unidos após o funeral do avô para passar o aniversário ao lado de Elizabeth.

A notícia surge em meio aos rumores de que Harry, William e Charles teriam conversado por duas horas após seu retorno para o Reino Unido.

Por que não haverá salva de tiros?

Pelo segundo ano consecutivo, foi cancelada a salva de tiros no Hyde Park e na Torre de Londres no dia 21 de abril.

Em 2020, a ação foi anulada devido às restrições do Reino Unido diante da pandemia. Neste ano, não haverá a saudação em respeito ao luto após a perda do duque de Edimburgo — que se estende até sexta-feira (23).

Como é o "Trooping the Colour"?

1 - James Devaney / Getty Images - James Devaney / Getty Images
8.jun.2019 - Rainha Elizabeth 2ª durante o desfile "Trooping the Colour"
Imagem: James Devaney / Getty Images

O desfile de aniversário do monarca vai do Palácio de Buckingham, em Londres, até a Horse Guards Parade. Nele, membros da família real desfilam em cavalos e carruagens.

De acordo com o site do Royal Household, organização que dá suporte ao monarca em suas atividades oficiais, o evento conta com mais de 1.400 soldados desfilando, 200 cavalos e 400 músicos em uma exibição de grande precisão militar.

Recentemente, o Palácio anunciou que o evento também seria cancelado pelo segundo ano consecutivo. No entanto, planos alternativos para o desfile estão sendo considerados para este ano.