Topo

Mexicana Andrea Meza terá apenas 7 meses como Miss Universo 2020; entenda

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/05/2021 23h31

Andrea Meza, miss México, venceu a disputa do Miss Universo 2020, na noite do último domingo (16), no Seminole Hard Rock Hotel & Casino, em Hollywood, na Flórida (EUA), e terá apenas sete meses para desfrutar dos benefícios da coroa.

A miss México irá ter o reinado mais curto da história da competição internacional de beleza pelo fato da pandemia do novo coronavírus ter mudado a data da cerimônia de 2020, que seria realizado no fim do ano passado, somente para 2021.

Ou seja, ainda em 2021 terá a 70ª edição do Miss Universo. Segundo a transmissão oficial do evento de beleza, após a premiação de Andrea Meza, a cerimônia de premiação desde ano está prevista para ocorrer no próximo mês de dezembro.

Curiosidades de Andrea Meza

Andrea Meza, de 26 anos, é a terceira mexicana a levar o título, após as vitórias de Lupita Jones (1991) e Jimena Navarrete (2010).

Em sua apresentação no Miss Universo, ela revelou ser engenheira de software e embaixadora do turismo na cidade de Chihuahua, no México, além de atuar como ativista pelos direitos da mulher.

Miss Universo 2020

Finalistas do Miss Universo 2020

O top 5 de finalistas da 69ª edição da competição internacional de beleza ficou definido com Andrea Meza (México), Julia Gama (Brasil), Janick Maceta (Peru), Kimberly Jiménez (República Dominicana) e Adline Quadros Castelino (Índia).

Histórico do Brasil na competição de beleza

Também finalista, a brasileira Julia Gama - Rodrigo Varela/Getty Images/AFP - Rodrigo Varela/Getty Images/AFP
Também finalista, a brasileira Julia Gama
Imagem: Rodrigo Varela/Getty Images/AFP

O Brasil só venceu o concurso de Miss Universo em 1963, com Iêda Maria Vargas, e em 1968, com Martha Vasconcellos. Ou seja, o país já amarga 53 anos sem o prêmio.

Julia Gama é sexta participante na história do país a ficar na segunda colocação. Antes dela, Martha Rocha, em 1954, Therezinha Morango, em 1957, Adalgisa Colombo, em 1958, Rejane Vieira da Costam, em 1972, e Natália Guimarães, em 2007, também chegaram perto de conquistar a coroa.

Países com mais títulos no Miss Universo

Atualmente, o Estados Unidos soma oito vitórias e é o país com mais conquistas do Miss Universo. A Venezuela é a segunda colocada, com sete triunfos, e Porto Rico fecha o top 3 com cinco resultados positivos. Veja o ranking abaixo:

8 vitórias - Estados Unidos
7 vitórias - Venezuela
5 vitórias - Porto Rico
4 vitórias - Filipinas
3 vitórias - México, África do Sul e Suécia
2 vitórias - Brasil, Canadá, Colômbia, Finlândia, França, Índia, Japão, Tailândia e Trinidad e Tobago