Topo

Twitter terá que ver se Rafinha Bastos postou e apagou post sobre Melhem

Rafinha Bastos e Marcius Melhem se enfrentam na Justiça desde o começo do ano - Reprodução
Rafinha Bastos e Marcius Melhem se enfrentam na Justiça desde o começo do ano Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/05/2021 13h25Atualizada em 25/05/2021 21h16

O Twitter Brasil foi acionado pela juíza Tonia Yuka Koroku no processo em que Marcius Melhem move contra Rafinha Bastos. A rede social terá que achar um suposto post do humorista sobre Melhem, se ele apagou e se foi de forma voluntária.

A decisão foi feita pela juíza Tonia Yuka Koroku da 13ª Vara Cível, que está a frente do processo do ex-diretor da Globo contra o humorista no TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

A juíza determina ao Twitter averiguar se a publicação foi feita de fato no dia 4 de dezembro de 2020 — dia em que a revista piauí publicou reportagem relatando supostos episódios de assédio de Melhem.

Em caso positivo, se a publicação foi excluída, quando o foi e se em decorrência de conduta voluntária do réu.

O UOL procurou o Twitter Brasil, que preferiu não comentar a respeito.

À reportagem, a defesa de Marcius Melhem indicou que na data do ajuizamento da ação de indenização algumas postagens já haviam sido retiradas, mas que "o dano já restava caracterizado, até porque as postagens ofensivas tinham sido reproduzidas na imprensa". Já a assessoria de Rafinha Bastos não retornou aos questionamentos.

No perfil de Rafinha Bastos, há duas publicações públicas no dia citado: a divulgação de um vídeo dele conversando com Sérgio Malandro e uma imagem em que um soldado nazista indica terapia a Hitler — na legenda, ele diz que é "o RH da Globo (1943)".

O pedido vem após a juíza havia mandar Marcius Melhem identificar a suposta publicação contra ele feita por Rafinha Bastos no Twitter. A defesa de Rafinha alegou na ocasião que não se tratava de uma publicação dele, e que ela apenas fazia referência à uma matéria de um site.

Em janeiro deste ano, a mesma juíza havia determinado que Rafinha teria que apagar vídeos contra Melhem. Caso não cumprisse com a medida, o humorista teria que pagar R$ 500 de multa diária.

Já em março deste ano, o humorista, de acordo com o entendimento da juíza, agiu "de má-fé" ao não retirar imediatamente, após decisão da Justiça, vídeos sobre Melhem de seu canal no YouTube.

O processo vem na esteira da publicação de uma reportagem da revista piauí detalhou supostos assédios de Melhem contra atrizes da TV Globo, principalmente à Dani Calabresa.

Além de Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Felipe Castanheri e Marcos Veras também estão sendo processados por Melhem. A defesa do humorista ainda entrou com uma ação de indenização por danos morais e materiais contra Dani.