Topo

Repórter atacada por Bolsonaro compartilha vídeo do comunicado da Globo

Laurene Santos, repórte da TV Vanguarda - Reprodução/Instagram @laurenesantos
Laurene Santos, repórte da TV Vanguarda Imagem: Reprodução/Instagram @laurenesantos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/06/2021 23h53

A jornalista Laurene Santos, da TV Vanguarda, afiliada Rede Globo no Vale do Paraíba (SP), compartilhou um vídeo do comunicado da emissora sobre o ataque que sofreu do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na edição do Jornal Nacional hoje, os âncoras comentaram sobre o chefe do Executivo mandar a jornalista calar a boca após questioná-lo sobre a falta do uso da máscara em Guaratinguetá, São Paulo.

No comunicado, Renata Vasconcellos comentou sobre o episódio e o que levou Bolsonaro atacar a jornalista. "Na mesma entrevista, o presidente destratou a repórter Laurene Santos, da TV Vanguarda, afiliada Rede Globo. Laurene perguntou porquê ele tinha chegado a cidade sem máscara, mesmo tendo sido multado recentemente em São Paulo por não usar a proteção", disse Renata.

Em seguida, Renata reproduziu a fala de Bolsonaro na entrevista. "Eu chego como quiser, onde eu quiser. Eu cuido da minha vida". Após isso, Renata explica que Bolsonaro retira a máscara e continua explicando que Laurene tentou argumentar sobre a necessidade do uso da máscara, por ser exigência da lei.

Logo depois, Renata explica que, após Laurene questionar novamente sobre o uso da máscara, Bolsonaro manda a repórter da TV Vanguarda "calar a boca".

Depois da explicação de todo o episódio, William Bonner falou sobre o comunicado da TV Globo diante do ataque sofrido hoje. "A Globo e a TV Vanguarda repudiam o tratamento dado pelo presidente à repórter Laurene Santos, que cumpria apenas o seu dever profissional. Não será com gritos nem intolerância que o presidente impedirá ou inibirá o trabalho da imprensa no Brasil. Esta, ao contrário dele, seguirá cumprindo o seu papel com serenidade. A Laurene Santos, a irrestrita solidariedade da Globo e da TV Vanguarda", disse ele.

Nos comentários, os seguidores elogiaram o posicionamento de Laurene diante do ataque. Uma seguidora escreveu a seguinte mensagem: "Sua postura foi admirável!", disse ela.

Já outra elogiou o trabalho de Laurene e pediu para que ele se matenha firme. "Obrigada pelo excelente trabalho! Seguiremos acompanhando as notícias daqui e você continue firme daí nesse ofício lindo que é o jornalismo com responsabilidade e respeito!", disse ela.