Topo

Atriz Mabel Calzolari morre aos 21 anos após luta contra doença rara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/06/2021 16h19Atualizada em 22/06/2021 19h51

A atriz Mabel Calzolari morreu hoje aos 21 anos após lutar contra uma aracnoidite torácica, doença rara que causa inflamação da medula espinhal.

Ela, que estava internada no hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, deixa Nicolas, filho de 1 ano e 11 meses com o também ator João Fernandes.

A aracnoidite torácica pode deixar uma pessoa paraplégica por comprimir a medula. A atriz dava detalhes sobre a internação nas redes sociais e chegou a tranquilizar fãs após uma cirurgia realizada em março.

Mabel recebeu o diagnóstico da doença em 2019, após o nascimento de Nicolas. O tratamento da doença gera um ganho de peso por conta do uso de corticoides.

Durante o tratamento, Mabel contou com o apoio financeiro de uma campanha que contou com a participação das atrizes Talita Younan, Viviane Araújo, Aline Dias e Monique Curi. A última trouxe a notícia da morte nas redes sociais.

De acordo com o relato de Monique, Mabel Calzolari teve morte cerebral após sofrer paradas respiratória e cardíaca. Ela precisou ser intubada na última sexta-feira (18) por conta de uma parada respiratória.

João Fernandes, que se destacou como ator-mirim na TV Globo nas novelas "Caminho das Índias", "Avenida Brasil" e "Cordel Encantado", compartilhou um texto para se despedir da ex-mulher no Instagram. Eles se separaram em 2020.

"Eu sempre enxerguei suas fraquezas, seus medos, mas ninguém nunca lutou tão bem contra eles quanto você. Você nunca chegou a ter a real noção do tamanho da sua grandeza e força", disse ele em um trecho.

Mabel Calzolari fez parte do elenco da novela "Orgulho e Paixão", exibida pela TV Globo em 2018.