Topo

Atriz de 'Smallville' é condenada a prisão por envolvimento em culto sexual

Allison Mack, condenada a três anos por participar de seita - Reprodução/Instagram
Allison Mack, condenada a três anos por participar de seita Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2021 14h43Atualizada em 30/06/2021 15h28

Allison Mack, que interpretou a personagem Chloe Sullivan na série "Smallville", foi condenada a três anos de prisão devido a sua participação em um culto sexual conhecido como NXIVM. A atriz recebeu a pena por acusações de extorsão, conspiração e trabalho forçado.

De acordo com o Gabinete do Procurador dos Estados Unidos, no Distrito Leste de Nova York, a sentença também inclui uma multa de US$ 20 mil, aproximadamente R$ 100 mil na cotação atual. As informações são do site "Vulture".

A artista chegou a ser presa, mas pagou uma fiança equivalente a 28 milhões de reais e aguardou o resultado do julgamento em liberdade.

Recentemente, ela enviou uma carta aberta ao site "The Hollywood Reporter", onde falou pela primeira vez sobre o assunto e pediu perdão pelos crimes que cometeu. "Agora, é de suma importância para eu dizer, do fundo do meu coração, eu sinto muito. Eu me joguei nos ensinamentos de Keith Raniere com tudo que eu tinha", disse ela, citando o chefe da seita.

"Acreditava, de todo o coração, que sua orientação estava me levando a uma versão melhor e mais iluminada de mim mesma. Dediquei minha lealdade, meus recursos e, em última análise, minha vida a ele. Este foi o maior erro e arrependimento da minha vida", prosseguiu.

As acusações começaram a surgir em meados de 2018. No ano passado, uma das vítimas, India — filha da atriz Catherine Oxenberg — contou que foi obrigada a seduzir o líder da organização, que tinha Alisson tinha como aliciadora, cujo objetivo era recrutar mulheres para serem escravas sexuais.

"Uma das primeiras ordens de Allison foi seduzir Keith. Na época, eu acreditava que [a seita] era um lugar onde eu poderia lutar contra o medo e a vulnerabilidade. Isso é o que me disseram que era a missão. Eu queria acreditar em Allison", contou India ao site da revista People.

Allison era aliciadora do DOS, um braço mais "exclusivo" da seita — que tinha como fachada um "programa de sucesso para executivos". A recrutadora exigiu que India desse "garantias" para participar da seita, como fotos nuas e compartilhar segredos de família.

Quando não cumpria as várias exigências de Allison dentro da seita, que tinha "sede" em Nova York, nos EUA, India era punida com banhos gelados e restrição de comida. A mulher chegou a contar que foi marcada a ferro com as iniciais de Keith como parte da iniciação na seita sexual.

"Fui coagida e manipulada e acreditei que o que estava fazendo estava me ajudando, quando na verdade estava apenas servindo a Keith", contou India.