Topo

William e Harry juntos homenageiam Diana em seus 60 anos: 'Queríamos viva'

Do UOL, em São Paulo

01/07/2021 11h45Atualizada em 01/07/2021 12h47

William e Harry se reuniram novamente após meses de distanciamento para inaugurar uma estátua em homenagem à Diana hoje, data do 60º aniversário da princesa, nos jardins do palácio de Kensington. A mãe dos príncipes morreu em um acidente de carro em Paris em 31 de agosto de 1997, aos 36 anos.

Os irmãos surgiram conversando sorridentes ao entrar no local da homenagem e logo pararam para beijar e cumprimentar os tios: Charles, o conde Spencer; Jane Fellowes, baronesa Fellowes; e Lady Sarah McCorquodale.

Ao se aproximarem da estátua, ainda coberta, William perguntou ao irmão se ele estava pronto e ambos revelaram a imagem de Diana abraçada a duas crianças, que foi recebida com palmas pelo seleto grupo de convidados presentes. Na parte inferior da obra, uma inscrição anunciava: Diana, Princesa de Gales.

A estátua foi instalada e inaugurada no Sunken Garden, mesmo local em que o príncipe Harry e Meghan, a duquesa de Sussex, anunciaram o noivado em 2017. A duquesa e os filhos do caçula de Charles e Diana não estavam presentes, assim como Kate, a duquesa de Cambridge e seus filhos com William também não foram ao evento.

De acordo com a Page Six, a lista de convidados foi reduzida para obedecer aos protocolos da pandemia. Os príncipes não discursaram no local, mas fizeram um comunicado conjunto através dos canais do palácio de Kensington.

Todos os dias, desejamos que ela ainda estivesse conosco, e nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo de sua vida e seu legado.

Apesar de a mensagem ter sido acompanhada de um registro de William e Harry no local, à distância um do outro, o jornal britânico The Sun classificou o reencontro como bem-sucedido e disse que eles "pareciam mais próximos do que nunca".

Hoje, no que seria o 60º aniversário de nossa mãe, nós nos lembramos de seu amor, força e caráter — qualidades que a tornaram uma força para o bem em todo o mundo, mudando inúmeras vidas para melhor.

Esta foi a primeira vez em que William e Harry apareceram juntos desde o funeral do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth e avô dos dois, em maio. A data, no entanto, não era significativa apenas para os irmãos: o aniversário da princesa foi lembrado mundialmente e celebrado nos portões do local da inauguração com flores, cartazes e mensagens deixadas pelos súditos.

O Sunken Garden também é conhecido por ter sido um dos locais favoritos da princesa Diana em vida. Ela chegou a morar em Kensington no início do casamento com Charles e o palácio se tornou sua residência oficial após o divórcio.

William e Harry também cresceram ali, sendo que o mais velho ainda reside no endereço com a família. Já Harry viveu em uma das residências dentro do palácio até o casamento com Meghan, quando o casal se mudou para Windsor e, posteriormente, para os Estados Unidos.

Tanto o príncipe Charles, ex-marido de Diana, quanto Elizabeth 2ª, não compareceram. A rainha segue em turnê real por Edimburgo.