Topo

'Achei que iria embora', diz Luciano Szafir após complicações da covid-19

Luciano Szafir aparece se alimentando em vídeo; ator estava internado desde o dia 22 de junho por complicações da covid-19 - Reprodução/Instagram
Luciano Szafir aparece se alimentando em vídeo; ator estava internado desde o dia 22 de junho por complicações da covid-19 Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

25/07/2021 22h26Atualizada em 26/07/2021 10h15

Luciano Szafir sentiu os primeiros sintomas da covid em 15 de junho, mesmo dia que a Prefeitura do Rio começou a vacinar a sua faixa etária, de 52 anos. O artista recebeu orientações médicas para não se vacinar e fazer uma tomografia, que revelou comprometimento de 25% do pulmão. Ele acabou sendo internado em 22 de junho no Hospital Samaritano com febre alta, falta de ar e precisando de oxigênio. O quadro evoluiu e, em poucos dias, o comprometimento do pulmão passou para 50%.

Após mais de um mês internado por complicações da covid-19, o ator diz que chegou a pensar que "iria embora".

"Não dá para descrever o quão próximo eu achei que iria embora", disse, chorando. Ele também ressaltou que sempre se protegeu contra a doença. "Sempre levei muito a sério. Tive muito medo, saía de casa com duas máscaras. Eu era muito cuidadoso".

Após testar positivo, ele conta que travou duas lutas: contra o vírus e contra a cabeça. "São duas lutas: contra o vírus e contra a cabeça, pensando nos meus filhos, minha mulher, minha família", afirmou. "É muito difícil pensar em quem você ama e pensar que você pode deixá-los para sempre".

Foi a pior coisa da minha vida. Senti muita dor, muito pânico. Muitas vezes achei que não ia passar de 15 minutos. Isso não é fácil."
Luciano Szafir em entrevista para o Fantástico

"Eu tive essa segunda, terceira, quarta chance. [...] Abro os olhos hoje e a primeira coisa que eu faço é agradecer. Perdi mais de 15 quilos, não tenha massa muscular nenhuma, mas estou vivo. Não vou desperdiçar um segundo de vida".

Em 2 de julho, Szafir desenvolveu uma embolia pulmonar e usou anticoagulantes para tratar o problema. Quatro dias depois, os médicos descobrem uma complicação grave, uma perfuração na alça intestinal, e Szafir passa por uma cirurgia de emergência e é intubado. Após o procedimento, o artista é transferido do Hospital Samaritano para o Copa Star.

Após a transferência, Sasha Meneghel, filha de Luciano Szafir com a apresentadora Xuxa, interrompeu a lua de mel e voltou ao Brasil para acompanhar o quadro do pai.

Em 10 de julho, ele é extubado e publica vídeo nas redes sociais para acalmar os fãs, mas, no dia 14, ele sofre outro sangramento e passa por uma segunda cirurgia para evitar coágulos no pulmão, diz o pneumologista e diretor-geral do Copa Star, João Pantoja.

Szafir começou a fazer fisioterapia e disse que tem "alguns meses de luta pela frente". O ator precisará passar por outro procedimento cirúrgico para reconstruir o intestino após a internação.