Topo

Josy Oliveira, ex-participante do 'BBB 9', morre aos 43 anos em SP

Ane Cristina e Rodolfo Vicentini

Colaboração e do UOL, em São Paulo

05/09/2021 14h38Atualizada em 06/09/2021 10h45

A cantora e psicóloga Josiane Belizário de Oliveira, mais conhecida como Josy Oliveira, que participou do "Big Brother Brasil 9", morreu na madrugada de hoje, em São Paulo, aos 43 anos. A informação foi confirmada pela página oficial dela no Instagram.

Em contato com o UOL, Jeanne Oliveira, irmã de Josy, disse que ela sofreu um aneurisma no início do ano e passou na última terça (31) por uma cirurgia. Porém, Josy teve uma hemorragia durante o procedimento e não resistiu. A família autorizou a doação dos órgãos e o corpo dela será cremado em São Paulo, mas ainda sem confirmação da data.

"O aneurisma foi descoberto há vários meses, ela estava se programando para fazer a cirurgia e foi se precaver para que não ocorresse um caso pior e mais perigoso, e isso aconteceu", contou Jeanne.

O marido Daniel Ramos e o filho Matheus, de 5 anos, deixaram um recado para ela em post na rede social.

O momento que ninguém espera e ninguém está preparado infelizmente chegou e Deus entendeu que deveria ser agora, lamentaram marido e filho de Josy.

"Obrigado por ter me escolhido e dado o privilégio de compartilhar sua vida comigo por 12 anos com o mais puro amor [...] Obrigado pela sua vida que vai permanecer para sempre viva em todos que tiveram a oportunidade de te ter por perto", diz ainda a mensagem.

Josy foi a 12ª eliminada da edição do reality show da Globo, cujo vencedor foi Max Porto. Relembre a participação de Josy no reality.

Ex-participantes do BBB conversaram com o UOL e lamentaram a morte. Janaína do Mar, da 11ª edição do programa, foi madrinha do casamento dela e contou que todos os ex-participantes ficaram tristes quando souberam da informação. Josy é a quarta participante do BBB que já morreu.

Formada em psicologia, Josy trabalhou principalmente como cantora antes de entrar no "BBB". Em 2006, gravou o disco "Influências", sua estreia na música e sempre gostou de MPB e música eletrônica. Ela tocava violão, percussão e piano.

A ex-BBB Josy Oliveira - Reprodução/TV Globo/Fabrício Mota - Reprodução/TV Globo/Fabrício Mota
A ex-BBB Josy Oliveira
Imagem: Reprodução/TV Globo/Fabrício Mota

'Big Brother'

Um produtor da Globo foi à casa da família de Josy em 2009 apresentar um suposto pré-contrato, que garantia uma vaga na semifinal da etapa de seleção.

"Quando eu fui chamar meus pais para assinarem o termo de responsabilidade que disseram ser necessário, o produtor abriu uma mochila, retirou algumas malas e disse para a Josy arrumar as coisas porque ela já estava no 'BBB'", contou a irmã, na ocasião.

Josy Oliveira passou por vários testes para entrar no 'BBB', desde cadastro na internet, participação em perguntas e respostas e entrevistas.

Ela não chegou ao programa pelos "métodos convencionais". Diferentemente das temporadas anteriores, naquele ano, 4 participantes não entraram direto na casa, sendo Josy uma delas. Ao lado de Daniel, Emanuel e Maíra Brito, a cantora acabou sendo escolhida para passar uma semana confinada em uma casa de vidro (a primeira aparição da mesma), submetida a uma votação popular.

Logo ao entrar na casa, Josy engatou um romance com Ton, um dos participantes mais rejeitados da temporada. Os dois se conheciam e mantinham um relacionamento aqui fora, que continuou dentro do programa. Contudo, Josy e Ton não viveram uma relação às mil maravilhas.

Paredão difícil

Dentro da casa, Josy era considerada uma participante forte. Isso aconteceu após a jovem eliminar em um paredão duplo a competidora Naná, a qual os integrantes da casa viam como uma das principais favoritas ao prêmio.

A própria Josy mostrou-se bastante surpresa ao resultado, não conseguindo disfarçar sua cara de susto quando Pedro Bial, apresentador da temporada, anuncia Naná como eliminada da noite.

josy - Reprodução/Rede Globo - Reprodução/Rede Globo
Josy foi eliminada na reta final, em paredão contra Ana Carolina
Imagem: Reprodução/Rede Globo

6ª colocada da temporada, Josy foi eliminada na reta final, no dia 29 de março de 2009. Em seu discurso de eliminação, Bial exaltou a trajetória da jovem.

Há biografias mais calmas, que se apresentam como planícies, mansas colinas, linhas mais ou menos suaves e previsíveis. Vidas sem alto contrastes. Vejamos a trajetória de Josy. Ela começou de menos de 0, presa durante 7 dias na casa de vidro, que acreditem, é muito mais torturante que o quarto branco. Depois, quando conseguiu finalmente entrar na casa foi literalmente atacada por Ton, que de tão ansioso, demonstrou de forma totalmente desastrada seu afeto. Aí ele foi eliminado, Josy ficou "viúva", renasceu, cresceu no jogo, se fez respeitar. Foi pro paredão com quem mais todo mundo tinha medo de ir, a Naiá. Eliminou a Naiá. Do paredão subiu as alturas da liderança, por muito pouco não emplaca a segunda liderança. Sem a liderança, voltou ao paredão".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Josy Oliveira tinha 43 anos, e não 41 como informava a versão anterior do texto e que foi reproduzida pela home. O erro foi corrigido.